Você percebeu? Os carros coloridos são minoria nas ruas do Brasil; entenda os motivos
De acordo com o portal G1, a maioria dos automotivos no país atualmente são pretos, brancos ou cinzas – e um pouquinho de vermelho.
Você reparou que os carros coloridos sumiram das ruas do Brasil? O que se vê, na maioria das vezes, são veículos brancos, pretos e cinzas. Às vezes, um vermelho aqui ou acolá.
Conforme publicado no site G1, com base nos dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), 67% da frota do Brasil são das quatro cores citadas acima. Saiba o que está causando esse efeito!
Ranking das cores de carros no Brasil
Ao todo, o Brasil tem, aproximadamente, 119 milhões de carros rodando por aí. E eles são classificados da seguinte forma, segundo a Senatran (via G1):
- Branco – 25 milhões
- Preto – 22 milhões
- Prata – 20 milhões
- Vermelho – 18 milhões
- Cinza – 12 milhões
- Azul – 9,1 milhões
- Verde – 4,5 milhões
- Bege – 2,3 milhões
- Amarelo – 1,5 milhões
- Marrom – 851 mil
- Laranja – 535 mil
- Roxo – 380 mil
- Dourado – 357 mil
- Fantasia (quando não é possível distinguir cor predominante) – 135 mil
- Rosa – 133 mil
- Grená – 52 mil
Vale destacar que todos esses percentuais e números são estimativas.
Mas por quê?
Os dados da Senatran mostraram que o interesse e a venda de carros coloridos caiu bastante nos últimos 30 anos. E um dos motivos pode estar relacionado ao custo.
Um veículo zero-quilômetro em cores mais neutras é mais rápido de ser produzido e tem um custo menor para as montadoras. E outra: quem quer um carro colorido precisa esperar mais uns meses para pegar a chave, de acordo com a reportagem do G1.
Além disso, ainda segundo a reportagem, o Brasil tem uma cultura de revenda. E isso faz com que carros de cores mais chamativas não tenham tantos interessados na hora de passar para a frente.
Mas aí você pensa: não é só pintar de novo? Não é bem assim. Mudar a cor de um carro, além de caro, gera uma burocracia gigante porque envolve uma atualização do documento do veículo.
Há, ainda, uma simples preferência dos clientes, que mudou bastante de 30 anos para cá. Segundo o G1, a partir dos anos 2000, os compradores passaram a preferir cores mais neutras para seus carros, principalmente o branco. Isso se deve à ideia de tecnologia que tons mais sóbrios dá.
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