De qualidade questionada, EaD cresce 474% em uma década
Versatilidade e facilidade de acesso respondem pela forte demanda do Ensino a Distância
Modalidade sobre a qual, quase sempre, paira uma ponta de dúvida quanto à qualidade de ensino oferecido ao público, o Ensino A Distância, ou simplesmente EaD, continua sendo alvo de controvérsias.
Os constantes questionamentos a ele dirigidos, porém, não têm impedido o crescimento exponencial de adesões à alternativa, que já alcançou estratosféricos 474% em uma década (2011-2021), segundo levantamento conjunto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC).
Sua aplicação não se restringe a um grau específico de escolaridade, mas está presente, tanto no nível básico, no técnico, em capacitações, na graduação ou na pós-graduação, entre outros. Sua ‘decolagem’ no volume de matrículas está relacionada a uma série de fatores, como acessibilidade, haja vista sua característica central de eliminar barreiras físicas, por meio do contato virtual, sem contar a flexibilidade de permitir que os alunos encontrem o horário mais adequado para dedicação aos estudos, conforme suas necessidades ou disponibilidades, pessoais e profissionais.
Marca de milhões – Exemplo bem-sucedido, nesse sentido, é exibido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que alcançou a marca de 30 milhões de horas cursadas, em capacitações a distância, desde 2010 até hoje. Para comemorar o feito, a instituição lançou, este mês, o aplicativo EaD Senar, para facilitar o acesso a cursos a distância direcionados ao meio rural.
Na avaliação da diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Almeida, o resultado é reflexo do trabalho desenvolvido, aliado à dedicação e o comprometimento de alunos de todo o país, que buscaram no Senar o polo de conhecimento para transformação da vida no campo, dando impulso à produtividade e à inovação no agro.
“Com mais de 120 opções de cursos em diversas áreas do agronegócio, o Senar tem se consolidado como uma referência na capacitação do setor. Todos os cursos oferecidos são online e gratuitos, permitindo o acesso de pessoas de diferentes regiões. São mais de 200 profissionais envolvidos no processo, garantindo a qualidade e relevância do conteúdo oferecido”, destaca.
Atualmente, o portal de EaD do Senar disponibiliza cursos a distância em 21 programas de capacitação, com destaque para: empreendedorismo e gestão de negócios; agricultura de baixa emissão de carbono; manejo de pastagens; bovinocultura de corte; agricultura de precisão, e qualidade de vida.
Para ter acesso aos cursos, o Senar possui um aplicativo específico, que demanda pouco espaço de armazenamento, pode ser baixado gratuitamente em dispositivos iOS e Android no celular ou por tablet nas lojas,
“Com o aplicativo EaD Senar, os participantes poderão acessar os cursos gratuitos e online também através de celulares e tablets. Agora a qualidade educacional do Senar está ao alcance das mãos, tornando o aprendizado mais flexível e adaptado aos estilos de vida contemporâneo”, conclui Janete Almeida.
Comentários estão fechados.