Espetáculo cósmico: satélite Starlink da SpaceX se despedaça na atmosfera; saiba mais
O evento, que pôde ser visto a olho nu, foi confundido com meteoro por pessoas que o observaram em Porto Rico e na República Dominicana.
Um satélite Starlink foi visto se desintegrando no céu do Caribe enquanto entrava na atmosfera da Terra. O evento proporcionou um show de luzes parecido com a passagem de uma estrela cadente ou um meteoro.
Enquanto estava em chamas no céu, o item foi registrado por muitas pessoas em Porto Rico, na República Dominicana, no dia 6 de setembro, por volta das 19h25 (horário local).
As testemunhas conseguiram observar o momento em que o objeto espacial entrou na atmosfera terrestre e percorreu o céu de sudeste a nordeste.
Em um primeiro olhar, o objeto no céu poderia ser confundido com a passagem de um meteoro. Contudo, os especialistas afirmam que o evento no céu dominicano era, na verdade, a queda do satélite Starlink-30167.
Durante a reentrada, ele se queima e forma pedaços menores que podem ser vistos pelas pessoas, informou Eddie Irizarry, embaixador da Nasa e membro da Sociedade Astronômica do Caribe.
(Imagem: divulgação)
Ainda de acordo com Irizarry, apesar de parecer um fenômeno espacial, os detritos do satélite surgem lentamente no céu, já os meteoros levam apenas alguns segundos para percorrer o trajeto.
Lançado em 28 de julho com mais 21 satélites na Flórida, o Starlink-30167 não conseguiu atingir seu destino e foi perdendo altitude até chegar ao território caribenho em setembro.
Os satélites Starlink da SpaceX
Essas máquinas ultramodernas consistem em um dos maiores projetos de internet de alta velocidade. Atualmente, a constelação Starlink é formada por milhares de pequenos satélites ao redor do mundo em órbita baixa.
Em 2019, a empresa iniciou o programa espacial e enviou 60 satélites, mas, atualmente, eles já são milhares de pontos que transmitem internet até para as áreas mais remotas do planeta.
O objetivo da SpaceX é ter cerca de 30 mil satélites conectados ao seu sistema de internet. Para isso, eles são enviados em lotes para o espaço.
Conforme o projeto avança, alguns dos objetos podem apresentar falhas e retornam à Terra, como aconteceu com o Starlink-30167. Em fevereiro de 2022, outros satélites já voltaram, após o lançamento da Starlink provocar mais um espetáculo de luzes.
Comentários estão fechados.