FDA afirma que ESTE medicamento contra congestão nasal é totalmente inútil; veja
Após uma pesquisa realizada por especialistas, a Food and Drug Administration, dos EUA, emitiu o alerta ao público sobre os referidos medicamentos. Veja os detalhes do comunicado!
Segundo a Food and Drug Administration (FDA), órgão equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, remédios com fenilefrina podem ser retirados de vez do mercado americano.
O componente é um descongestionante nasal encontrado em fármacos diferentes para alergias e resfriados nos EUA e no Brasil.
Contudo, segundo um estudo realizado e revelado pela própria FDA, ele não surte o efeito desejado quando administrado na forma de comprimidos.
Conforme foi anunciado ao público, o produto com fenilefrina em forma de comprimidos não causa impacto sobre o problema nem quando administrado em grandes quantidades.
Isso se deve ao fato de a substância não entrar em contato direto com o canal nasal, dessa maneira, não gera o resultado esperado.
Mais detalhes sobre o estudo realizado
A pesquisa revelou que o remédio com fenilefrina tem menos efeitos do que as pílulas de placebo em pacientes com resfriado e congestão alérgica.
Por isso, os especialistas da Universidade da Flórida solicitaram à agência que realizasse a retirada dos remédios do mercado.
Segundo Jennifer Schwartzott, membro do painel da FDA: “A comunidade de pacientes exige e merece medicamentos que tratem os seus sintomas de forma segura e eficaz, e não acredito que este faça isso”, indicando que a remoção do mercado deva ser feita o quanto antes.
(Imagem: divulgação)
Desse modo, muito em breve a agência deve entrar com medidas para que a fenilefrina seja retirada da composição de tais fármacos.
Outra possível solução é a retirada das prateleiras de vendas e a inclusão de novos remédios que sejam mais eficazes nos tratamentos dessas doenças.
Assim, a FDA deve trabalhar para proteger os direitos da população e prevenir que o tipo de remédio que se mostrou ineficaz continue a ser vendido normalmente.
Dinheiro movimentado por remédios com fenilefrina
Segundo alguns números divulgados, os medicamentos que contêm o componente foram responsáveis por gerar vendas de US$ 1,8 bilhão no ano de 2022. O valor é equivalente ao aproximado de R$ 8,9 bilhões, os dados foram revelados diretamente pela equipe da FDA.
Além disso, de acordo com a divulgação dos resultados da pesquisa, esses remédios geram mais efeitos sobre sintomas de resfriados e alergias, quando aplicados via sprays ou gotas. Isso indica que podem continuar a ser vendidos, exceto em formato de comprimidos.
Comentários estão fechados.