De acordo com renomado autor, existem 5 'linguagens de amor'; descubra qual é a sua

Em seu livro "The 5 Love Languages", o autor americano Gary Chapman afirma que existem 5 formas principais de dar e receber afeto. Descubra qual a sua!

Entender as complexidades do amor em um relacionamento pode ser desafiador, mas as “5 Linguagens do Amor“, de Gary Chapman, oferecem uma visão valiosa para fortalecer laços afetivos.

Com mais de 12 milhões de cópias vendidas de seu livro “The 5 Love Languages,” Chapman demonstra como cada indivíduo possui uma forma única quando se trata de expressar e receber amor.

(Imagem: divulgação)

“A probabilidade de a linguagem do amor do seu parceiro ser a mesma que a sua é improvável. Portanto, quando casais têm línguas primárias diferentes, é provável que haja mal-entendidos”, explica a psicóloga Camila Puertas.

“Por outro lado, se o seu parceiro aprender a falar a sua linguagem do amor, ele frequentemente se sentirá amado e apreciado e, por fim, mais feliz no relacionamento. Apesar de existir há quase 30 anos, essa teoria continua a ressoar com as pessoas”, conclui a especialista.

Abaixo estão as 5 linguagens do amor. Veja como identificar a sua!

1. Ato de serviço

Para aqueles que expressam o sentimento através de ações, ajudar, cuidar e oferecer assistência são formas poderosas de demonstrá-lo. Desde cuidar da casa até dar carona, eles valorizam as ações que facilitam a vida de seus entes queridos.

2. Presentes

Essa linguagem do amor se manifesta por meio da troca de presentes, não pelo valor monetário, mas pelo pensamento e intenção por trás deles. Recebê-los é uma demonstração de amor e apreço.

3. Tempo de qualidade

Pessoas com esta linguagem do amor valorizam a atenção e a dedicação total de seu parceiro. Um jantar pode ser insuficiente se não houver conexão genuína e atenção durante o tempo juntos.

4. Toque físico

O toque é fundamental para aqueles que têm essa maneira de expressão. Não se limita ao aspecto sexual, mas inclui abraços, carícias e afagos ao longo do dia, demonstrando carinho e conexão.

5. Palavras de afirmação

Aqueles com esta linguagem do amor se sentem amados quando ouvem palavras de carinho, apreço e encorajamento. A comunicação verbal é um modo poderoso de comunicar seu amor e construir a autoestima do parceiro.

Descobrindo sua linguagem do amor

Identificar seu jeito de demonstrar tal sentimento pode fortalecer a relação. Considere o que o faz se sentir mais amado por seu cônjuge, o que deseja acima de tudo e o que lhe magoa profundamente.

Pergunte-se também: “O que mais peço ao meu cônjuge?” Suas respostas provavelmente se alinharão com sua linguagem de amor primária.

Chapman sugere questionários e estratégias para ajudar a perceber tais linguagens, permitindo que você e seu parceiro melhorem a comunicação e construam relacionamentos mais sólidos.

Entender essas linguagens do amor pode ser a chave para intensificar conexões emocionais baseadas no entendimento mútuo e construir uma base sólida de amor e carinho.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.