Estudo revela: GRITAR com crianças pode ser tão danoso quanto abuso físico ou sexual; entenda
Segundo a pesquisa, esse tipo de reação é, para a criança, semelhante a qualquer outro tipo de abuso, com consequências semelhantes sendo sentidas.
Um recente estudo chegou a uma conclusão preocupante: gritar com crianças pode ser tão prejudicial quanto outras formas de abuso infantil.
Embora tenha considerado uma redução nos casos de abuso físico e sexual de crianças, o abuso emocional, que inclui agressões verbais, está em ascensão.
Porém, surpreendentemente o abuso verbal nem sempre é reconhecido como uma forma de abuso infantil, mas muitos especialistas acreditam que deveria ser.
O referido estudo estudo, realizado por pesquisadores nos Estados Unidos e no Reino Unido, analisou minuciosamente 166 estudos anteriores, chegando a uma conclusão alarmante.
De acordo com a pesquisa, o ato de gritar ou ameaçar verbalmente crianças por parte de pais, professores ou responsáveis, pode ser tão prejudicial quanto o abuso físico ou sexual.
Esse comportamento verbal agressivo pode desencadear uma série de problemas, incluindo depressão, raiva, abuso de substâncias e até questões físicas como obesidade. Saiba mais a seguir!
A agressão verbal é uma forma de abuso infantil
Os pesquisadores enfatizaram a importância de reconhecer o abuso verbal como uma forma de maus-tratos, pois isso pode levar a um aumento nos esforços de prevenção.
Eles destacam a necessidade de educar os adultos sobre a importância de apoiar e nutrir as crianças por meio de uma comunicação saudável.
Dentro dessa nova afirmativa, é indispensável que pais, educadores e cuidadores reconheçam a importância de uma comunicação saudável e respeitosa com as crianças.
O impacto negativo do abuso verbal pode ser profundo, afetando não apenas a saúde mental, mas também a saúde física e emocional das crianças. Lembrando que, sem dúvidas, a infância é o caminho que pisamos por toda a vida.
É fundamental promover uma cultura de apoio e nutrição através das palavras e das ações, garantindo um ambiente seguro e amoroso para o desenvolvimento saudável das crianças.
Isso não apenas protege seu bem-estar a curto prazo, mas também contribui para um futuro mais saudável e equilibrado.
Comentários estão fechados.