Nova versão do 'golpe do 0800' está fazendo MUITAS vítimas; saiba como se proteger
A fraude, que tem um desenvolvimento progressivo, pode acarretar danos financeiros elevados. Conheça algumas medidas de segurança importantes!
Recentemente, os golpistas têm empregado uma tática que envolve a realização de chamadas telefônicas para potenciais vítimas.
Usando uma voz robótica, eles alegam ter identificado uma transação suspeita de alto valor, associada a uma compra no varejo.
A voz automatizada instrui o destinatário a pressionar as teclas 1 ou 2 para confirmar ou negar a transação. No entanto, essa abordagem é, na verdade, uma variante do golpe do número 0800. Em fases posteriores da ligação, os criminosos tentam obter informações pessoais, senhas e tokens.
Saber como o golpe é aplicado, sem dúvidas, é a melhor forma de prevenção. Continue lendo e confira os detalhes e desdobramentos desta ação!
Técnicas usadas para causar prejuízo financeiro nas vítimas
- Chamadas de Voz Robótica: Uma voz robótica é usada nas ligações, informando assim sobre transações suspeitas e solicitam que a vítima pressione teclas para confirmar ou negar a transferência;
- Unidades de Resposta Audível (URAs): A tecnologia citada é usada para criar falsas centrais de atendimento, ampliando a credibilidade do golpe;
- Golpe do Número 0800: Os fraudadores se fazem passar por uma instituição bancária e enviam mensagens SMS alegando aprovação de uma compra. Nesse sentido, eles instruem a vítima a pressionar uma tecla para confirmar a transação. Caso a compra seja desconhecida, orientam a ligar para um número 0800 falso;
- Milhas ou Pontos Prestes a Expirar: Os criminosos enviam mensagens alegando que as milhas ou pontos do cartão do cliente estão prestes a expirar. Com isso, eles pedem que o cliente ligue para a falsa central telefônica para evitar a perda das vantagens;
- Oferta de Falsos Prêmios: Mensagens que prometem prêmios falsos são enviadas para induzir a vítima a ligar para eles;
- Alegações de Fraude Interna no Banco: Os golpistas ligam para as vítimas afirmando que suas contas estão sendo alvo de fraude por funcionários do banco. Neste caso, eles instruem a transferir fundos para uma chave ou conta segura.
O diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, destaca a importância de os clientes evitarem fazer ligações para números de telefone (0800) fornecidos por mensagens.
Ele explica que os bancos podem efetuar ligações para confirmar transações suspeitas, mas nunca solicitam informações como senhas ou tokens. Volpini acrescenta que os bancos nunca ligam para realizar estornos de transações por meio de telefonemas.
Caso receba uma chamada suspeita, a melhor prática é desligar e, posteriormente, contatar os canais oficiais do seu banco por meio de outro telefone para saber mais detalhes do assunto.
Comentários estão fechados.