Anvisa SUSPENDE publicidade de suplemento por ‘propaganda enganosa’; confira!
Saiba mais detalhes sobre essa nova intervenção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspende a veiculação de publicidade da marca de suplementos “Xo Xuca”, conforme relato do portal de notícias UOL.
A agência alega que a empresa estava promovendo uma falsa propaganda ao relacionar o suplemento à substituição da “chuca”, a limpeza anal que também é conhecida como “enema”.
(Imagem: divulgação)
Motivos da suspensão
A marca recomendava também a suplementação para o tratamento terapêutico de doenças graves, o que gerou consequências ainda maiores.
A empresa ainda afirmou que o produto ajudava, por exemplo, no controle dos níveis de glicemia e colesterol, reduzia o risco de doenças cardíacas, aumentava a resistência às infecções e até mesmo contribuía para a perda de peso.
O produto é descrito como supostamente ágil na formação do bolo fecal, assim conseguindo evitar o acúmulo de resíduos no intestino, o que possibilita descartar com facilidade a técnica da chuca.
De acordo com o órgão sanitário, a medida foi tomada com a intenção de garantir a integridade das informações veiculadas e a segurança dos consumidores.
Determinação da Anvisa
A Anvisa emitiu uma determinação exigindo que a empresa cesse suas atividades de publicidade em todos os seus canais, incluindo sites e redes sociais. A ação se estende a todas as plataformas de divulgação sob responsabilidade da empresa.
Posicionamento da ‘Xo Xuca’
A assessoria de imprensa da Xo Xuca emitiu um comunicado em que demarca alguns posicionamentos acerca da intervenção da Anvisa. Confira a íntegra:
“Xo Xuca Suplementos Naturais LTDA esclarece que a resolução divulgada pela ANVISA no dia 24/10/2023 não compromete a composição e fórmula do produto, assim como a segurança do consumo, a fabricação e o comércio.
A Xo Xuca ressalta que o órgão apenas apontou equívocos na campanha publicitária do produto e que nenhum cliente fora lesado. A Xo Xuca se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.”
* Com informações do UOL.
Comentários estão fechados.