Pratique ESTES 10 hábitos para ter mais atenção que 98% das pessoas
Aprenda a como ter uma produtividade acima da média!
A procrastinação e a falta de atenção têm sido dois dos piores problemas enfrentados por muitas pessoas neste mundo imediatista em que vivemos.
No que diz respeito à vida pessoal, por exemplo, é imperativo que as pessoas estejam sempre atentas e focadas. Do contrário, podem perder espaço para outras pessoas e até mesmo para máquinas dotadas de Inteligência Artificial.
Você sente dificuldade em se concentrar? Perde a atenção facilmente e vive procrastinando? Calma!
Abaixo, elencamos 10 hábitos comuns que você pode começar a praticar hoje mesmo e que são capazes de reverter esse quadro de desatenção e tendência à procrastinação. Descubra-os!
10 hábitos que vão aguçar a sua atenção!
(Imagem: divulgação)
1. Abandone o “modo multitarefa”
Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre o valor que o “profissional multitarefa” supostamente tem no mercado. Entretanto, a realidade não é bem assim.
Acumular várias funções e responsabilidades é algo totalmente nocivo à sua saúde mental e física, bem como à sua produtividade.
Portanto, esqueça essa ideia de que tem que saber ou fazer tudo. Foque seus esforços em uma única especialidade e aprenda a fazer uma coisa de cada vez.
2. Comece o seu dia montando um roteiro
Crie o hábito de escrever um roteiro do que precisa ser feito ao longo do dia logo após acordar. Se necessário, comece a acordar mais cedo para ter tempo de tomar um bom café da manhã e fazer isso logo em seguida.
Você verá que essa pauta diária irá direcionar melhor seus esforços, tornando-o mais atento e proativo.
3. Estimule o seu foco de forma natural
É assustador constatar que a maioria das pessoas é verdadeiramente viciada em estimuladores de foco, como energéticos, café e alguns tipos de carboidratos.
Se você deseja ter um foco verdadeiro, precisa estimular o seu foco natural. Para tanto, é necessário desenvolver um novo estilo de vida, longe de drogas de qualquer tipo e baseado em uma boa alimentação, na prática de exercícios físicos, em boas noites de sono e em rotinas de “detox” mental.
4. Separe momentos de qualidade para o seu lazer
Outra inverdade frequentemente propagada por algumas pessoas que alegam treinar profissionais para serem mais produtivos consiste na afirmação de que ninguém precisa de lazer. Esses indivíduos sustentam que o descanso representa uma perda de tempo.
Não dê ouvidos a esses disseminadores de “fake news da vida profissional”. Se quiser melhorar os seus níveis de atenção, invista em momentos de lazer e descanso. Você merece!
5. Controle a sua glicemia
Os níveis de açúcar no sangue interagem diretamente com a reserva de energia do corpo humano. Essa reserva, por sua vez, é o que determina o quanto de foco e atenção uma pessoa terá.
Então, faça questão de sempre aferir os seus níveis de glicemia, garantindo que estejam sempre equilibrados. Lembre-se: a sua saúde como um todo depende disso!
6. Exclua a “dopamina barata” da sua vida
Outra prática muito comum hoje em dia é a famigerada busca por “dopamina barata” ou “prazer imediato”. Isso é realizado por muitas pessoas que procuram relaxar a mente de alguma forma.
Para obter bons níveis de atenção e foco, é preciso investir em métodos que promovem uma autêntica limpeza mental, tais como a prática de exercícios físicos e o tempo de qualidade passado com a família. Portanto, evite passar horas a fio jogando videogame ou diante de telas.
7. Entenda que nem tudo é pessoal
Saiba dividir a sua vida pessoal da sua vida profissional. Entenda que, no que diz respeito ao trabalho, quase tudo tem a ver com o seu profissionalismo e quase nada diz respeito à sua pessoa.
Ao ter isso em mente, você criará uma espécie de “interruptor mental”, podendo trocar de “personagem” sempre que precisar.
8. Busque um propósito para a sua vida
Desde a antiguidade, vários filósofos nos ensinam que a força motriz que leva a humanidade a se deslocar em busca do progresso são os propósitos de vida. Qual é o seu?
Apenas com um propósito bem definido, você conseguirá traçar metas. E somente com metas bem traçadas, você terá atenção suficiente para se manter caminhando.
9. Desenvolva sua autorresponsabilidade
Para ter mais atenção e foco na vida, é necessário evoluir mentalmente. Aquela velha mentalidade infantil de que tudo é sempre responsabilidade alheia já não faz o menor sentido.
Olhe-se no espelho, tome consciência de si próprio e apegue-se ao fato de que você é o comandante do seu destino. Ao virar essa chave, você virará todas as outras!
10. Mantenha uma rotina controlada
Por fim, mas não menos importante, podemos afirmar com toda certeza que manter uma rotina bem ajustada é uma das principais formas de ter foco e atenção em níveis desejáveis. Dessa forma, em vez de reclamar da sua rotina, melhore-a!
Comentários estão fechados.