9 frases que parecem inofensivas, mas são terríveis; Você diz alguma destas coisas?
Sabe quando alguém até tem uma boa intenção, mas acaba atacando o interlocutor. Veja alguns exemplos.
Algumas vezes, as pessoas tentam usar frases boas e inofensivas para ofender. Nem sempre é com a intenção de atacar o interlocutor, mas quase sempre passam um sentido totalmente oposto. E, quando é intencional, dá para sentir a diferença.
Se você já lidou com uma pessoa passivo-agressiva, sabe como é. A frase fica carregada de ironia e até mesmo deboche, embora as palavras que saiam da boca da pessoa sejam “boas”.
Confira as frases deste tipo que são mais comuns em conversas cordiais.
9 frases que parecem inofensivas, mas são terríveis
“Que pena”
Embora esta frase pareça demonstrar empatia, é comumente usada como forma de deboche. Até porque é uma frase muito vaga e abre espaço para muitas interpretações. Na dúvida, se alguém disser estas palavras para você, desconfie.
“Sem ofensa, mas…”
Todo mundo que fiz esta frase a completa com a maior ofensa possível. A ideia é preparar o terreno para uma opinião terrível, mas acaba deixando a situação pior. Nestes casos, o melhor é sempre ser direto – ou não falar nada.
“É só minha opinião”
Muitas vezes as pessoas usam esta frase para mascarar preconceitos ou palavras muito desrespeitosas. É quando uma pessoa tenta ser honesta, mas acaba sendo apenas mal-educada.
“Você parece cansado”
Esta é uma maneira nem tão sutil de dizer “você está horrível”. Além do mais, isso não dá nenhum alento ao interlocutor e pode entristecê-lo ainda mais. Perguntar se está tudo bem ou apenas ouvir a pessoa é menos ofensivo.
“Estava só brincando”
Geralmente, esta frase vem após um comentário terrível. Muita gente tenta dizer que estava fazendo “humor” quando percebe que o outro não gostou do que ouviu. Se a piada ofendeu, então não era piada.
“Não é você, sou eu”
Alguém já terminou um namoro com você usando esta frase? Além de muito vaga, ela tenta, inutilmente, poupar a frustração do interlocutor. O melhor é ser sincero, mesmo que deixe a situação mais triste.
“Você sempre” ou “Você nunca”
Estas frases terríveis são geralmente usadas em discussões mais acaloradas. É um jeito de “jogar na cara” as atitudes da outra pessoa. Além de serem muito exageradas – porque não tem como uma pessoa nunca ou sempre fazer algo – são dolorosas. Há maneiras melhores de expor os problemas da sua relação.
“Desculpa incomodar, mas…”
Já está incomodando, não é mesmo? Esta frase sempre é usada quando a pessoa quer tentar ser educada, mas quem ouve não entende desta maneira. Seja sempre direto. “Vim aqui para isso, isso e isso”.
“Só estou dizendo que…”
Assim como o “é só minha opinião”, esta é uma das frases terríveis que estão atreladas a alguma crítica ou ofensa. Ela é usada como “muleta” para distanciar quem fala da situação.
Comentários estão fechados.