Aprenda a amenizar o calor do quarto e deixá-lo mais fresco à noite
Detalhe: sem usar o ar-condicionado!
Percebeu que as temperaturas estão subindo cada vez mais? A expectativa é de que nos próximos dias alguns lugares do Brasil experienciem uma sensação térmica de 50ºC. Com isso, é necessário usamos ferramentas para amenizar o calor dentro de casa, sobretudo no quarto – e na hora de dormir.
E, é bom salientar, sem ar-condicionado. Este não é um boicote ou crítica ao equipamento – afinal, quem não gosta de ficar curtindo um ventinho gelado e vendo um bom filme? Acontece que ele pode ser prejudicial à saúde em exposição exacerbada.
Em entrevista ao Estadão, o professor do Instituto da Pele de São Paulo, Danilo S. Talarico, explicou que o ar-condicionado retira a umidade do ar para deixá-lo mais geladinho. Isso acaba sendo uma festa sem fim para as bactérias que causam doenças respiratórias.
Por isso, segundo ele, o ideal é ir com calma no uso deste grande aliado. Ou usá-lo acompanhado de um umidificador.
Então, como amenizar o calor no quarto e deixá-lo mais fresco?
Talarico pontua que há outras maneiras de reduzir a temperatura dos ambientes. Uma delas é vedar a entrada de luz do sol utilizando insulfilme na janela (quando permitido) e cortinas. Ele também sugere manter janelas e portas abertas para arejar o quarto.
Outras estratégias citadas pelo médico são o uso de plantas para decorar o ambiente, uma vez que são grandes aliadas para regular a temperatura do local. Ele também pede que as pessoas deem preferência para lâmpadas de LED ao invés das incandescentes.
Uma boa também é colocar toalhas molhadas e bacias com água pelo quarto. Isso vai ajudar a umedecer o ambiente e amenizar a secura do ar. Um detalhe, entretanto, deve ser levado em consideração: toalhas à noite podem favorecer a proliferação de ácaros e fungos.
Outra ideia é colocar blocos de gelo garrafas PET com água gelada em frente ao ventilador – tomando cuidado para que a água que derreta não chegue ao aparelho para danificá-lo.
Comentários estão fechados.