Cidadãos de MG já podem emitir RG Digital; em breve, a CIN também estará disponível
Com a migração completa do sistema de emissão de carteiras para o formato digital, o estado se prepara melhor para emitir a Carteira de Identidade Nacional.
Em maio deste ano, o governo de Minas Gerais instituiu a emissão de um novo modelo de carteira de identidade, que também pode ser emitida digitalmente.
A emissão pode ser feita através do aplicativo RG Digital-MG, que está disponível nas lojas de aplicativos e funciona em praticamente qualquer smartphone.
Com o novo modelo, os cidadãos podem optar entre portar a versão física ou digital da identidade, em algo semelhante ao que já era feito com documentos de abrangência nacional, como a CNH e o Título de Eleitor, por exemplo.
A novidade é obra do Instituto de Identificação da PCMG, órgão responsável pela emissão de carteiras de identidade no estado.
(Imagem: Portal Poços Já/Google Play/reprodução)
Os mineiros agora aguardam o início das emissões da CIN
Esse processo de digitalização nas emissões de RGs em Minas Gerais contribuiu para uma melhor preparação do terreno para a chegada da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O novo documento, proposto pelo governo federal, vem com a proposta de simplificar a identificação de cidadãos em todo o território nacional.
De acordo com o comunicado da PCMG, os agentes responsáveis pelo serviço de identificação da população mineira estão sendo treinados para a emissão da CIN.
“Ao longo do mês de novembro, todos os Postos de Identificação estarão aptos para a emissão gradativa do documento. Após a finalização da fase de testes e treinamento, a expectativa é que cerca de 140 mil Carteiras de Identidade Nacional sejam emitidas no mês”, disse a entidade em nota.
Quem não quiser emitir a CIN, não será penalizado por isso. Pelo menos é isso que assegura o Decreto 10.977/2022, que confirma ainda que a data de validade para documentos emitidos a partir de 22/03/2022 é 22/02/2032.
Assim como Minas Gerais, outros estados da Federação também estão em processo de adequação para o início da emissão da Carteira de Identidade Nacional.
Comentários estão fechados.