Rumores apontam que a Microsoft irá permitir o uso de celulares como webcam no Windows 11
A novidade pode representar o fim de mais um acessório de informática clássico.
De acordo com informações cedidas pelo portal Android Authority, a Microsoft estaria estudando a possibilidade de permitir o uso de celulares como webcam no Windows 11 em breve.
A informação começou a circular depois que códigos sugestivos foram encontrados por programadores nesta quinta-feira (30).
Na ocasião, os especialistas notaram a adição de termos como “estabilização”, “enquadramento automático” e “desfoque” em linhas de código referentes ao funcionamento do Windows 11.
Como isso vai funcionar?
Ainda segundo os rumores recentes, a conexão entre PC e smartphone aconteceria por meio do Wi-Fi e de outras tecnologias de conexão sem fio, como o bluetooth.
A conexão funcionaria de forma semelhante ao que já é feito no macOS, onde é possível conectar iPhones para uso como webcam. Também já existem aplicativos para Android que emulam a função.
De qualquer forma, nenhuma dessas informações foi oficializada pela Microsoft, o que ainda as coloca na categoria de rumor.
(Imagem: divulgação)
Será o fim das webcams?
Caso a Microsoft de fato implemente esse recurso, irá “jogar uma pá de cal” no mercado de webcams, que já está bastante fragilizado.
Tendo sido uma verdadeira sensação entre as décadas de 2000 e início da década de 2010, as webcams começaram a perder espaço com o surgimento das chamadas de vídeo em smartphones e o desenvolvimento das câmeras portáteis, que estão cada vez mais poderosas.
Agora, com a possibilidade de usar celulares para captar imagens em conexão com desktops, esses dispositivos de informática podem ter o mesmo destino de outros aparelhos que “morreram” nos últimos anos.
Comentários estão fechados.