Entenda porquê você NUNCA deve atender ligações de números desconhecidos
Mesmo que a curiosidade aperte, o ideal é realmente ignorar qualquer número que não seja familiar.
Infelizmente, é até comum receber várias ligações de números desconhecidos ao longo do dia. E, claro, na maioria das vezes são ligações de call centers e outros disparadores de publicidade.
Contudo, com o avanço frenético das tecnologias, sobretudo da Inteligência Artificial, diversos tipos de golpe estão sendo aplicados por meio de ligações e envio de mensagens.
Em se tratando de ligações, mais especificamente falando, o ideal é jamais atender chamadas de números desconhecidos, mesmo que estes aparentem ser de alguém conhecido.
A seguir explicamos o que nos motivou a dar esse conselho!
Por que não atender chamadas de números desconhecidos?
(Imagem: divulgação)
Não atender ligações feitas por números desconhecidos é uma forma de evitar cair em golpes e até se envolver em situações embaraçosas.
Afinal, não se sabe ao certo com qual intenção alguém que você não conhece poderia estar entrando em contato. Caso a pessoa do outro lado de fato deseje falar com você, tentará outros meios e até insistirá nas chamadas, o que pode ser um sinal de que a “barra está limpa”.
O golpe do “sim” ou “não”
Recentemente se propagou uma modalidade de golpe onde as pessoas recebem ligações de números estranhos e são inquiridas a responder “sim” ou “não” em uma série de perguntas fechadas.
Especialistas em segurança alertam que, ao receber uma ligação como essa, o ideal é ficar em silêncio e em seguida desligar a chamada.
Isso porque cibercriminosos tentam se passar por instituições financeiras, órgãos públicos e outras entidades, a fim de ganhar a confiança da vítima para extrair informações por meio dessas perguntas.
Por fim, na maioria das vezes os criminosos por trás das ligações gravam a chamada feita para usar as respostas dadas pelas vítimas na aplicação de golpes.
Há relatos de pessoas que tiveram seus dados atrelados à assinatura de serviços e até a geração de empréstimos bancários depois de caírem em golpes semelhantes.
Clonagem de voz e uso antiético da IA
Hoje em dia o chamado “deepfake” está em alta. Essa técnica simplesmente altera vídeos, fotos e imagens de forma ilícita com o uso de Inteligência Artificial.
Com isso, criminosos podem tentar entrar em contato para gravar a sua voz e criar uma montagem realista onde você conversa com uma determinada pessoa, por exemplo.
Esse mau uso da IA pode levar pessoas a serem associadas a crimes que jamais cometeram e outros perigos semelhantes. Toda atenção é necessária!
Tome bastante cuidado!
Como já repetimos ao longo do texto, jamais atenda ligações de números que você não conhece.
Porém, se por acaso acabar atendendo a uma chamada dessas, encerre a chamada o mais rápido possível, sem dar informações ou dados pessoais relevantes.
Ademais, nunca retorne a chamada para esses números desconhecidos ao ver ligações perdidas no celular.
Caso seja possível, instale e/ou ative um desviador de chamadas no seu telefone, pois assim as ligações de contatos não salvos na sua agenda sequer são concluídas.
Mantenha amigos e familiares informados sobre o fato de você não atender chamadas de números estranhos. Isso vai evitar que você perca alguma ligação importante enquanto tenta se proteger de golpes.
Comentários estão fechados.