Árvore de Natal: existe data certa para montar e desmontar?
Ao contrário do que se pensa, a tradição de Natal também indica o momento exato para o início e o fim dos festejos.
Ah, o Natal! Com a aproximação do final de ano os corações das pessoas são tomados pelo “espírito natalino”, um sentimento peculiar difícil de explicar.
No Natal, é comemorado o nascimento de Jesus Cristo, uma das mais tradicionais e importantes festas cristãs, relembrada em todo o mundo ocidental e também em alguns países do oriente no dia 25 de dezembro.
E para transbordar esse “gostinho de esperança e alegria” trazido pelo Natal, existe há séculos a tradição de decorar casas, ruas e praças com enfeites natalinos bem peculiares.
São pisca-piscas, guirlandas e presépios de todos os tamanhos, bonecos de neve, Papais Noéis e árvores de Natal, que não podem faltar.
Essas árvores comemorativas são pinheiros decorados com enfeites luminosos, bolinhas e outros adereços. Elas podem ter qualquer tamanho e ser naturais ou artificiais.
E por falar nas árvores de Natal, vale relembrar que alguns costumes antigos apontam os dias certos para montá-las e desmontá-las. Você sabe quais seriam essas datas?
Os dias certos de montar e desmontar a árvore de Natal
(Imagem: divulgação)
Hoje em dia existem discussões entre aqueles que rejeitam a tradição moderna de comemoração do Natal e entre aqueles que defendem esse jeito de celebrar o nascimento de Cristo.
Porém, apesar de alguns enfeites de Natal não terem de fato ligação com o nascimento do Filho de Deus em si, eles acabaram ganhando uma força representativa considerável culturalmente falando.
Nesse sentido, passou-se a acreditar que a árvore de Natal, em especial, deve ser montada cerca de quatro semanas antes do dia 25 de dezembro, data em que Maria teria dado à luz a Jesus.
Em 2023, essa data teria caído entre os dias 3 e 4 de dezembro, já que o domingo dia 3 é o primeiro domingo do Advento, período que marca o início de um novo ciclo litúrgico, segundo a tradição católica.
E o dia da desmontagem?
Para descobrir o dia certo de desmontar a árvore de Natal não é necessário fazer contas no calendário, pois ele já está marcado lá. Trata-se do dia 6 de janeiro, o famoso Dia de Reis.
É nessa data que, segundo a tradição cristã primitiva, os três reis magos chegaram até a estalagem onde o menino Jesus recém-nascido repousava com seus pais, José e Maria.
De acordo com a Bíblia Sagrada, esses três distintos senhores foram guiados por uma estrela e impulsionados a levar presentes ao menino, indicado a eles como sendo o legítimo rei dos judeus.
Apesar de tudo, é importante frisar que não se sabe ao certo as datas do nascimento de Jesus e da chegada dos reis. A Bíblia apenas relata os fatos, sem mencionar datas.
As datas comemorativas atuais foram convencionadas pelas comunidades cristãs da antiguidade, que estimaram esses dias justamente para marcar reuniões de comemoração pelo nascimento do Salvador, o que é totalmente legítimo.
Vale ressaltar ainda que os dias para montagem e desmontagem da árvore de Natal podem mudar de país para país. Nos Estados Unidos, por exemplo, a montagem acontece no Dia de Ação de Graças, feriado geralmente comemorado na última quinta-feira de novembro.
Comentários estão fechados.