NASA e Nokia se unem para levar ‘internet’ à lua
Um tanto quanto diferente da conexão utilizada na Terra, a ‘internet da Lua’ parece ser uma forma de comunicação espacial eficiente.
Em comunicado emitido no início deste ano, a NASA anunciou que estava trabalhando para, basicamente, estabelecer uma espécie de conexão de internet entre a Lua e a Terra.
De acordo com fontes ligadas à agência espacial norte-americana, esse propósito ambicioso seria buscado com ajuda da Nokia, renomada empresa finlandesa conhecida por fabricar itens tecnológicos de alta qualidade.
Ainda segundo as informações repassadas pela NASA, a criação dessa rede de internet espacial terá como principal objetivo o aprimoramento da comunicação entre astronautas em missão lunar e os cientistas que os monitoram daqui da Terra.
Em paralelo, o projeto de conectividade desenvolvido pela Nokia, que será semelhante ao LTE/4G terrestre, vai melhorar a comunicação entre equipamentos e veículos de exploração lunar.
Caso tenham êxito, esses conceitos de conexão serão usados nas próximas fases da Missão Artemis, que visa, dentre outras coisas, criar postos avançados ocupados por humanos na Lua.
(Imagem: divulgação)
Como vai funcionar o LTE/4G lunar da Nokia?
Antes mesmo do anúncio feito pela NASA em março deste ano, a Nokia já havia dado o pontapé inicial para o desenvolvimento do LTE/4G lunar em meados de 2022.
Informações que correm na imprensa internacional dão conta de que a gigante tecnológica da Finlândia deseja criar uma rede de postos de transmissão de sinal de internet na Lua, mais ou menos como existe aqui na Terra.
Contudo, esses transmissores seriam bem mais potentes, interconectando dispositivos em solo lunar e gerando conexão entre seus postos na Lua e na Terra. Assim, caso algum veículo perca a conexão na Lua, pode ser controlado da Terra.
Alguns rumores apontam que essa empreitada da Nokia seria totalmente independente dos planos da NASA. Porém, ao que tudo indica as duas organizações vão trabalhar em cooperação pela Missão Artemis.
A NASA vai ter uma “internet da Lua” só para ela?
Como foi dito acima, é muito pouco provável que Nokia e NASA não se unam para estabelecer a tal internet lunar. Afinal, a NASA quer e precisa da conexão, enquanto a Nokia trabalha para desenvolvê-la. É a união perfeita entre o útil e o agradável!
De qualquer forma, a agência espacial dos Estados Unidos parece ter seu próprio protocolo de internet em desenvolvimento. Trata-se da Rede Tolerante a Atraso de Alta Taxa (DTN, na sigla em inglês).
Esse conceito é uma reformulação do conceito de internet terrestre. Em tese, a única mudança seria na forma de transmissão, onde cabos seriam substituídos por lasers.
O objetivo da NASA seria impedir a interrupção na transmissão de informações entre a Lua e a Estação Espacial Internacional e a Terra. Isso facilitaria o repasse de instruções, a realização de transmissões ao vivo do espaço e até a realização de chamados e pedidos de socorro.
Vem aí uma nova era de comunicação limpa com o espaço
Tanto o LTE/4G lunar da Nokia quanto o DTN da NASA estão em fase de produção e testagem já há alguns anos.
Os dois sistemas podem ser responsáveis pelo aguardado estabelecimento de uma comunicação estável, confiável e limpa com o espaço, pelo menos até os arredores da Terra. Agora, resta esperar para ver os próximos passos desse projeto.
Comentários estão fechados.