Tem receio de ligar o ar-condicionado? Este é o segredo para a conta de luz vir baixa

A temperatura ideal para economizar no uso do ar-condicionado pode fazer toda a diferença para o seu bolso, garantindo ambientes confortáveis, sem exageros!

O ar-condicionado é considerado um dos vilões da conta de luz, por ser entre todos os eletrodomésticos aquele considerado o que mais consome energia. Mas essa história pode mudar se você aprender a usar do jeito certo! Aprenda qual a temperatura ideal do ar-condicionado para aliviar o calor e o seu bolso!

Alguns estudos feitos por fabricantes e associações conseguiram identificar que existe uma temperatura capaz de manter o ambiente climatizado e confortável, sem gastar tanto. Essa temperatura é a ideal e recomendada para ser mantida se você pretende economizar energia.

Temperatura ideal do ar-condicionado

De acordo com a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), a temperatura ideal para o ar-condicionado é de 23ºC. E existe uma razão para isso!

Alguns testes identificaram que se você deixar o ar-condicionado muito frio, o aparelho terá que trabalhar mais para manter a temperatura ambiente, o que vai aumentar o consumo de energia.

Por outro lado, se você deixar o ar-condicionado muito quente, você não vai se sentir confortável e pode acabar aumentando o tempo de uso do aparelho, tornando a utilização menos consciente e, de quebra, com um consumo muito maior de energia.

Por isso, o recomendado é encontrar um ponto de equilíbrio entre os dois cenários. Ou seja, que não seja frio de mais, nem muito quente e desconfortável para você.

A temperatura ideal do ar-condicionado de 23ºC também é a recomendada pela Anvisa, com indicativo de ser a melhor maneira de enfrentar o calor e economizar energia.

Ao manter o aparelho nessa marca, os consumidores podem desfrutar de conforto térmico e evitar gastos excessivos no final do mês. Além disso, é importante fazer a escolha de um aparelho com boa classificação de consumo de energia, indicado pelo selo Procel.

E mais: fazer a manutenção recorrente no seu ar-condicionado pode te ajudar a economizar. Então, veja qual é o recomendado pelo fabricante do seu aparelho e siga as orientações corretamente. Assim, você consegue otimizar o desempenho e a eficiência energética do ar-condicionado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.