Afinal, deixar o celular carregando durante a noite diminui a vida útil da bateria ou não?
Entenda o que é fato e o que é mito nessa história.
Com o passar dos anos se popularizou a ideia de que ir dormir e deixar o telefone carregando seria prejudicial para a bateria do aparelho.
De acordo com os defensores dessa ideia, ao longo de tantas horas na tomada as baterias ficam desgastadas, uma vez que, alegadamente, recebem mais carga do que deveriam.
Mas, será mesmo que essa prática comum pode estragar a bateria de um telefone?
O que é mito e o que é verdade nessa história
(Imagem: divulgação)
Bom, em primeiro lugar é necessário dizer que deixar o celular carregando a noite não é necessariamente perigoso ou dano à bateria, mas também não é recomendado. Isso porque, de fato, manter o celular conectado à tomada por meio do carregador gera uma tensão elétrica que pode ser perigosa por alguns motivos.
Por um lado, essa corrente contínua pode causar até acidentes caso haja algum vazamento de corrente. Casos em que smartphones pegam fogo enquanto carregam são originados disso, mas felizmente são bastante raros.
Outra coisa importante a se observar é que carregar o celular até 100% pode ajudar a reduzir a vida útil do aparelho, mesmo que depois de atingir 100% as baterias atuais, feitas de íon de lítio, deixem de receber carga automaticamente.
Segundo especialistas, a cada ciclo de carga uma bateria perde um pouco de sua capacidade de armazenamento de energia. Um ciclo é perdido quando o celular descarrega completamente e/ou é carregado até 100%. O ideal é colocar para carregar antes de atingir 20% de bateria e tirar do carregador entre 80% e 90%.
Então, para resumir bem, caso precise deixar o seu telefone na tomada durante a noite, não se preocupe, pois dificilmente algo mais grave irá decorrer disso.
Porém, evite essa prática para não encerrar ciclos de vida da bateria e acabar reduzindo a vida útil do seu aparelho de uma forma geral.
Comentários estão fechados.