Alerta silencioso: os sintomas do câncer de pâncreas
Explore o câncer de pâncreas, entenda esta doença, quais são os fatores de risco e como um diagnóstico precoce auxilia no tratamento.
Embora não seja comum, o câncer de pâncreas representa um desafio médico significativo. Trata-se de uma doença que aumenta com o envelhecimento e é mais prevalente em homens. Com sintomas inicialmente silenciosos como:
- Perda de peso;
- Apetite reduzido;
- Icterícia;
- Dor abdominal.
Ele é muitas vezes é confundido com outras condições, retardando o diagnóstico. A identificação da doença envolve exames como tomografias e biópsias.
Fatores como tabagismo, que dobra o risco da doença, obesidade, diabetes tipo 2 e pancreatite crônica, aumentam a suscetibilidade ao câncer. Síndromes genéticas hereditárias, responsáveis por 10% dos casos, e a alteração do DNA celular devido a exposição a certos produtos químicos também são também fatores relevantes.
O tratamento varia de acordo com o estágio da doença, incluindo cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. A prevenção foca na redução de fatores riscos que são manejáveis, como o tabagismo e obesidade, e na adoção de um estilo de vida saudável.
Este câncer, embora raro antes dos 30 anos, se torna mais comum a partir dos 60. A obesidade é um dos maiores responsáveis pelo aumento dos casos, especialmente nos Estados Unidos, e está associada à síndrome metabólica, um estado de inflamação crônica.
Desta forma, um estilo de vida saudável pode ser o caminho para prevenir o aparecimento do câncer de pâncreas.
Comentários estão fechados.