Agora é oficial: quem ganha até 2 salários mínimos está isento do Imposto de Renda
A mudança foi instituída pelo governo federal nesta terça-feira (6).
Foi anunciado nesta terça-feira (6) o aumento, via Medida Provisória (MP), da faixa de isenção do Imposto de Renda, que agora é de até dois salários mínimos. Ou seja, quem ganha até 2.824,00 está isento do IR para o próximo ano fiscal.
A MP que possibilitou o reajuste foi a de nº 1.206/24, já publicada no Diário Oficial da União e enviada ao Congresso Nacional, que deve confirmar a sua legalidade em até 120 dias. Por enquanto a norma já está valendo, mas o Congresso pode incorrer em alguma mudança.
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Fazenda, o ajuste fiscal só foi possível por causa do desconto simplificado de R$ 564,80 que é obtido dos vencimentos de quem ganha dois salários mínimos.
Com a subtração, a base de cálculo para cobrança do IR é feita sobre os R$ 2.259,20 restantes, o que acaba encaixando o salário na nova faixa de alíquota zero instituída pelo governo em uma série de ajustes fiscais.
Ainda segundo o ministério, a falta de ajustes nessa lista obrigou muitos brasileiros a pagarem o Imposto de Renda no passado, fato que acabou onerando as receitas de muitas famílias.
“A falta de atualização da tabela, ao longo de tantos anos, fez com que os brasileiros pagassem cada vez mais Imposto de Renda, retirando dinheiro das famílias”, afirmou a Fazenda em comunicado.
* Com informações da EBC – Agência Brasil
Comentários estão fechados.