Danos em cabos submarinos do Mar Vermelho afetaram 25% da internet mundial
Apesar de haver uma guerra em curso na região, ainda não se sabe ao certo quem ou o que provocou os danos.
Na última segunda-feira (4) autoridades e empresas de telecomunicações de todo o mundo anunciaram a detecção de danos ao conjunto de cabos submarinos que estão no Mar Vermelho.
Esses cabos fornecem conexões de internet, energia e de outras fontes, ligando digitalmente países do Oriente Médio e Ásia ao resto do mundo.
As informações preliminares sobre o ocorrido dão conta que os danos afetaram 25% das conexões de internet do mundo, referentes a partes do Oriente Médio, Ásia e Europa.
Quanto a quem ou o que teria provocado os danos, as autoridades sugerem que pode ter havido sabotagem aos cabos ou ataques diretos provocados por facções e grupos rebeldes, como os houthis do Iêmen, que estão atualmente provocando transtornos a embarcações justamente na região do Mar Vermelho.
A extensão dos danos
Além de autoridades de vários países, empresas de telecomunicações que operam através dos cabos submarinos do Mar Vermelho vêm trazendo informações atualizadas sobre a situação dos conectores.
Empresas como a HGC Global Communications e a Seacom afirmam que pelo menos quatro cabos foram cortados, interrompendo linhas de transmissão importantes.
Neste momento estão sendo empreendidos diversos esforços para conserto e pronto restabelecimento das capacidades dos cabos. Contudo, os conflitos na região do Mar Vermelho têm dificultado as operações.
De qualquer forma, esses reparos precisam acontecer, uma vez que a conexão promovida por esses cabos é fundamental para a conectividade entre o Oriente Médio e o nordeste da África e o resto do mundo.
Comentários estão fechados.