Se você mora em uma destas 15 cidades, prepare-se para as mudanças climáticas
Descubra as cidades brasileiras mais afetadas pelas mudanças climáticas. Aumentos significativos de temperatura evidenciam impactos alarmantes.
A influência das mudanças climáticas está se tornando cada vez mais aparente nos termômetros de diversas cidades brasileiras, de acordo com um novo levantamento publicado pela Climate Central, uma organização americana de monitoramento meteorológico.
Veja também: 3 hábitos que muita gente ignora, mas que são a chave para atrair dinheiro
Sobretudo porque, durante os meses de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, 93% da população brasileira, totalizando cerca de 200 milhões de habitantes, foi afetada por temperaturas acima da média esperada para o período. Isso representou um aumento médio de 0,71 °C em todo o país durante esse período.
Mudanças climáticas no Brasil: anomalias térmicas
O estudo destacou que 15 cidades brasileiras apresentaram as maiores anomalias de temperatura. Entre elas, Vila Velha, no Espírito Santo; Goiânia, em Goiás; e Campinas, no estado de São Paulo, lideraram o ranking, com aumentos de 1,15 °C, 0,99 °C e 0,93 °C, respectivamente.
Impacto climático preocupante
Willians Bini, CCO da FieldPro, em entrevista ao site do Globo Rural, ressaltou que embora esses aumentos possam parecer insignificantes à primeira vista, são indicadores alarmantes quando consideramos o equilíbrio térmico do planeta e seu impacto em um curto espaço de tempo.
Mudanças climáticas e o CO₂ em níveis críticos
Um fator significativo nesse cenário é o aumento das concentrações de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera, que atingiram 422,8 ppm em janeiro de 2024, o nível mais alto em dois milhões de anos.
Recordes de calor global
Além disso, fevereiro de 2024 marcou o nono mês consecutivo de recorde de calor global, com uma elevação de 0,81 °C em relação à média dos últimos 30 anos. Comparando com o período pré-industrial, esse aumento chega a 1,77 °C.
Efeitos das mudanças climáticas nas cidades brasileiras
No Brasil, Vila Velha–ES, Porto Alegre–RS e Manaus–AM se destacaram com aumentos de 1,54 °C, 1,52 °C e 1,33 °C em fevereiro, respectivamente. Em janeiro, Recife–PE registrou um aumento de 1,34 °C, enquanto Goiânia–GO e Campinas–SP encerraram dezembro de 2024 com anomalias de 1,72 °C.
Alerta de ponto crítico
A comunidade científica alerta para o “ponto de virada”, onde as mudanças climáticas podem se tornar irreversíveis. Portanto, as oscilações térmicas são normais, mas há um limite crítico que, se ultrapassado, pode ter consequências catastróficas para o planeta, e ainda não sabemos quão próximo estamos desse ponto crítico.
*Com informações do site Globo Rural.
Comentários estão fechados.