Fim dos acidentes? Pesquisadores criam concreto que derrete gelo sozinho
Em alguns países, a neve nas estradas é um problema que provoca riscos de acidentes. Por isso, um concreto diferente pode ser a solução ao derreter o gelo.
Pesquisadores desenvolveram um método inovador capaz de derreter gelo automaticamente, utilizando um tipo especial de concreto que incorpora parafina. Esta inovação promete ser extremamente útil por várias razões, entre elas a de aumentar a segurança em estradas, mantendo-as livres de gelo e neve, o que, por sua vez, eleva a segurança para motoristas e pedestres.
A proposta é que esta tecnologia possa diminuir os custos de manutenção, aspecto particularmente importante em regiões com grandes quantidades de neve, apesar de essa não ser uma realidade no Brasil. Ao prevenir a formação de gelo e neve nas estradas, o concreto autoaquecido tem o potencial de reduzir despesas evitando os reparos frequentemente necessários devido ao ciclo de congelamento e descongelamento, contribuindo assim para a preservação da infraestrutura.
Método Capaz de Derreter Gelo Automaticamente em Estradas
Este concreto, que pode derreter gelo por conta própria, também pode diminuir a necessidade de sal e equipamentos de limpeza, promovendo uma melhoria na qualidade das estruturas rodoviárias. A Universidade Drexel, nos Estados Unidos, está conduzindo testes com este material.
Os resultados preliminares são promissores, demonstrando a eficácia desta técnica em manter as superfícies livres de gelo por até 10 horas. No entanto, pesquisas adicionais são necessárias para aprimorar a eficácia em condições de neve mais intensas e assegurar a durabilidade desse concreto inovador.
A inovação é recebida com grande expectativa, sobretudo porque o emprego de sal para derreter gelo pode deteriorar o asfalto e o concreto das estradas, acelerando a degradação da infraestrutura.
Dessa forma, o concreto capaz de derreter gelo autonomamente tem o potencial de preservar as vias públicas. Representa um avanço significativo em eficiência e praticidade através do concreto autoaquecido, apresentando-se como uma solução eficaz que dispensa intervenção humana e assegura a mobilidade até mesmo em regiões assoladas por intensas tempestades de neve e geadas.
Outro benefício relevante é o fato de a parafina ser um material renovável e biodegradável, o que confere a este tipo de concreto um caráter mais sustentável. Além disso, sua aplicabilidade se estende a calçadas, ciclovias e ruas, mantendo estas superfícies livres de gelo e neve e assegurando a segurança dos pedestres.
Comentários estão fechados.