7 erros comuns que detonam sua comunicação e devem ser evitados
Os vícios de linguagem podem deixar a sua comunicação menos clara, cheia de "ruídos" que comprometem a sua credibilidade.
Os vícios de linguagem são hábitos inadequados que podem prejudicar a clareza, a precisão e a fluidez da comunicação.
Com eles, a mensagem não chega de forma completa e isso pode confundir quem te escuta. Confira quais são os vícios de linguagem mais comuns.
Leia mais: ‘Fazem cinco anos’ está certo? 4 erros de português que as pessoas mais cometem
O primeiro passo para se livrar de todos eles é saber identificar quais são os mais recorrentes na sua comunicação.
A segunda etapa é aprimorar as suas técnicas e garantir que a sua fala se torne mais clara, direta e objetiva.
Vícios de linguagem
A depender do contexto, os vícios de linguagem podem passar uma imagem de descuido e falta de atenção aos detalhes, especialmente em situações mais formais, como no ambiente de trabalho.
Os mais comuns são os seguintes:
- Barbarismo: é quando você usa as palavras erradas por não entender o significado delas, criando confusão e comprometendo a clareza da sua mensagem.
- Solecismo: acontece ao criar frases desajeitadas e confusas como “eu vou estar indo” ou “ele me fez fazer”.
- Cacofonia: nada mais é que o som desagradável ou de duplo sentido. Isso acontece quando você usa duas palavras, por exemplo, que criam um entendimento diferente.
- Ambiguidade: você tem o costume de criar frases com vários sentidos possíveis? Por exemplo: “Depois que ele chegou, o homem fechou a porta”. Quem fechou a porta? A sua mensagem deixa de ser clara.
- Eco: é o uso excessivo e desnecessário de palavras ou ideias, tornando difícil de ler ou ouvir por conta das repetições.
- Arcaísmo: o uso de palavras e expressões ultrapassadas, como “pois não”. Com ele, seus textos parecem ter saído de um museu.
- Cacografia: são os erros ortográficos nos textos, que podem comprometer a sua credibilidade.
Saiba como evitar os vícios de linguagem
Para melhorar a sua comunicação, algumas dicas podem te ajudar durante o processo de aprendizagem. Leia com atenção para desenvolver o seu vocabulário.
Tenha ainda o hábito de prestar muita atenção à sua fala, monitorando sua comunicação para identificar os vícios que você costuma cometer.
Eliminar os vícios de linguagem é um processo contínuo que exige prática e atenção. Mas o resultado é recompensador: uma comunicação mais clara, precisa e eficaz, que te abre portas para o sucesso em diversas áreas da vida.
Comentários estão fechados.