Sai, mofo! 3 plantas conseguem eliminar o mofo da sua casa
Não deixe que a umidade em sua casa cause mofo. Confira três plantas domésticas que podem prevenir esse contratempo e suas características.
Além de enfeitarem os espaços, as plantas podem ajudar a resolver diversos problemas. Algumas espécies, interessantemente, são escolhidas não apenas pelas belezas, mas também por atuarem na prevenção dos efeitos da umidade.
Veja também: O segredo milenar para uma boa noite de sono está nesta planta; veja qual
Por isso, vamos citar três plantas domésticas que podem ajudar você a prevenir o mofo naturalmente. Conheça as espécies e surpreenda-se com alguns nomes!
O que causa o mofo?
O mofo é causado por temperaturas frias e umidade nas residências. Geralmente, é difícil removê-lo e pode representar um risco para a saúde, especialmente se os envolvidos pelo problema forem asmáticos.
Quais são as melhores espécies de plantas para prevenir o mofo?
Segundo o site Homes And Gardens, os locais onde as plantas, descritas a seguir, foram cultivadas apresentaram uma redução significativa entre 40% e 60% na quantidade de esporos de fungos e bactérias.
Afinal, por que isso acontece? Graças à capacidade de absorção da umidade através de suas folhas, tais plantas contribuem para ambientes menos propensos ao mofo.
1. Clorofito
Primeiramente, temos a planta-aranha, mais conhecida como clorofito. Essa espécie remove toxinas transportadas pelo ar, como esporos de mofo, além de absorver o excesso de umidade, o que promove um equilíbrio no ambiente interno.
O clorofito é ainda uma opção fácil de ser cuidada e dificilmente morre. Para quem está preocupado com seus pets, é importante mencionar que a planta é segura para animais de estimação, tornando-a uma opção interessante para quem quer um ambiente verde e cheio de vida.
2. Lírio-da-Paz
O lírio-da-paz exige baixa manutenção e pode ser posicionada em banheiros e cozinha para absorver a umidade do ar por meio das folhas. Tenha em mente que quanto maior for o seu lírio-da-paz, maior será sua capacidade de precaver mofos.
Entre os cuidados, aconselha-se que ele fique em um ambiente longe da luz solar direta e apenas úmido. Quando as folhas começarem a cair, você saberá que é hora de regar.
3. Hera
Por fim, assim como o lírio-da-paz, recomenda-se que a hera seja colocada no banheiro e na cozinha, pois ela se desenvolve em ambientes úmidos. Caso contrário as folhas cairão, reduzindo sua eficácia contra a prevenção do mofo.
Surpreendentemente, foi descoberto que a hera tem a capacidade de eliminar tricloroetileno, formaldeído e benzeno presentes no ar, assim como o mofo, segundo o site Homes and Gardens.
Comentários estão fechados.