10 países mais corruptos do mundo, segundo ONG; confira
Ao menos, o Brasil não está no 'top 10' do levantamento feito com base em dados de 2022.
A corrupção é um problema que afeta a classe política, mas também toda a sociedade. Inclusive, isso é um grave desafio que aumenta a pobreza e as diferenças sociais em diversos setores.
Mas quais são os países mais corruptos do mundo? Recentemente, a ONG Transparência Internacional (TI) fez um levantamento do Índice de Percepção de Corrupção (IPC), relativo ao ano de 2022.
Para isso, avaliou dados de 180 países, colocando notas de 0 a 100, em que o número mais baixo é referente aos países mais corruptos. A seguir, confira o ‘top 10’ da corrupção mundial.
Quais são os 10 países mais corruptos do mundo?
10. Líbia
A Líbia, situada no norte da África, fecha o ‘top 10’ dos países mais corruptos no mundo, com 18 pontos somados.
Até poucos anos, o país vivia sob a ditadura de Muamar Gaddafi, morto em 2011. Porém, ainda sofre com os problemas internos.
9. Nicarágua
O país da América Central tem 17 pontos no ranking e está em nono lugar entre os mais corruptos. Além disso, a Nicarágua sofre com a violência e ação de gangues no dia a dia.
8. Coreia do Norte
O país mais fechado do mundo também tem 17 pontos no IPC. Mas a ditadura comunista que se estende desde a década de 1950 é uma das mais enigmáticas do mundo.
7. Haiti
O país mais pobre da América Latina, também com 17 pontos, sofre com a corrupção e a insolvência de seu governo.
Constantemente, há golpes de estado e nenhuma estabilidade na ilha, que sofre ainda com muita violência.
6. Guiné Equatorial
Outro país com 17 pontos, a Guiné Equatorial tem sérios problemas de corrupção. E isso afeta diretamente a qualidade de vida de seus moradores.
5. Iêmen
O país do Oriente Médio tem 16 pontos somados e, além da corrupção, está afundado em uma longa guerra civil. Isso sem contar que é um dos lugares mais perigosos do mundo.
4. Venezuela
Quais são os 10 países mais corruptos do mundo? Confira. Foto: Pixabay/Reprodução
O país vizinho, governado pelo ditador Nicolás Maduro, tem 13 pontos no índice de corrupção. E isso reflete no colapso econômico do país.
3. Síria
Outro país que vive uma ditadura, a Síria tem 13 pontos e é um dos mais corruptos do mundo, segundo os dados, além de encarar uma longa guerra civil.
2. Sudão do Sul
O país é relativamente novo e é dissidente do Sudão. Por lá, são 13 pontos no índice de corrupção. O Sudão do Sul ainda passa por problemas de segurança pública e fome.
1. Somália
O primeiro país da lista é a Somália, com 11 pontos. De acordo com o ranking, essa é a nação mais corrupta do mundo, além de ser um dos mais pobres.
Comentários estão fechados.