Enem: golpistas se aproveitam para tomar dinheiro dos candidatos

Diversas pessoas já reclamaram nas redes sociais, e o Inep, responsável pela prova, já acionou a Polícia Federal para investigar o caso.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima, as inscrições já estão abertas e isso instiga ansiedade nos estudantes.

No entanto, essa prova tão importante para quem tenta chegar ao Ensino Superior também vem chamando a atenção de criminosos da internet.

Já há relatos de sites falsos sobre o Enem, coletando informação e, principalmente, tomando dinheiro dos estudantes.

Assim, o prejuízo financeiro pode até mesmo inviabilizar que muitos façam a prova em novembro, por falta de recursos financeiros.

Afinal de contas, o valor da inscrição é de R$ 85, e esses sites têm gerado falsos boletos de pagamento.

Como as vítimas não conseguem o dinheiro de volta, muitas delas, especialmente as de menor poder aquisitivo, ficam sem condições de pagar novamente.

Página falsa do Enem já está fora do ar

Enem golpistas estão se aproveitando para tomar dinheiro dos candidatos – Fotos: Wikimedia Commons/Reprodução

No momento, essa página falsa do Enem já está fora do ar, retirada pelo próprio Google. Inclusive, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep), já ficou ciente e, segundo a Folha de S.Paulo, a Polícia Federal foi acionada e acompanha o caso.

As inscrições para o Enem devem acontecer no site oficial da prova: enem.inep.gov.br/participante. Apenas nesse espaço é possível pegar o boleto correto e pagar o valor da inscrição.

Em muitos casos, os estudantes terão direito à isenção da taxa, dependendo da sua condição financeira. Para isso, é necessária uma declaração que será analisada pelo Inep antes de se encerrar o prazo da inscrição.

Outro ponto importante, alertado pelo próprio Inep, é que acesso ao link oficial só é possível através do site Gov.br, até por conta da maior segurança. Apenas após logar lá, é que será possível entrar fazer a inscrição no site do Inep.

Gov.br minimiza riscos de golpe

Usar o site Gov.br ajuda a aumentar a segurança, não somente dos inscritos para o Enem, mas para diversos outros serviços.

Isso porque o portal oficial do Governo Federal tem uma segurança reforçada e cada pessoa precisa ter a própria senha de identificação.

Inclusive, o Gov.br conta com vários níveis de segurança, sendo o nível ouro o mais forte deles, que permite até às pessoas assinarem documentos eletronicamente, de forma oficial.

Mas para não cair em golpes como o do Enem, é sempre preciso redobrar a atenção na hora de entrar em determinados links e não sofrer com prejuízos irreversíveis.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.