Quer estudar fora? Universidades estrangeiras aceitam a nota do Enem
Além da nota, essas instituições impõem algumas outras regras; saiba mais!
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior porta de ingresso para as universidades públicas do Brasil, além de oferecer acesso a algumas instituições privadas também.
Como todos sabem, a nota obtida no exame é considerada pelas instituições de ensino como equivalente a um vestibular próprio, o que otimiza e facilita o ingresso dos estudantes.
O que muitos não sabem é que algumas faculdades fora do Brasil também aceitam a média do Enem como forma de ingresso. Você sabia disso?
Confira a seguir algumas universidades internacionais que aceitam a nota do Enem como método de ingresso.
Assim, o seu sonho de fazer um intercâmbio estudantil pode estar muito perto de ser concretizado!
Irlanda
Na Irlanda, país que chama a atenção de muitos intercambistas interessados em viver na Europa, existe uma série de instituições de ensino que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.
Dois bons exemplos são a University College Dublin e o National College of Ireland, que, além da nota do Enem, pedem o certificado de conclusão do ensino médio dos candidatos.
Outras regras podem ser consultadas nos sites oficiais das instituições.
Escócia
Outro país do Reino Unido, a Escócia atrai muitos estudantes, turistas e intercambistas que buscam um emprego no país.
Por lá, a Universidade de Glasgow oferece, através do seu programa de acolhimento estudantil internacional, oportunidades de ingresso com a nota do Enem a estudantes brasileiros.
Novamente, a página da instituição é a melhor forma de tirar dúvidas e buscar mais informações sobre o processo.
Instituições de diferentes locais do mundo oferecem chance de ingresso universitário com a nota do Enem – Imagem: reprodução
Inglaterra
Na Inglaterra, algumas das principais instituições possíveis de acessar com a nota do Enem são a Universidade de Bristol, Universidade de Kingston e a Universidade de Londres-Birkbeck.
Como descrito em seus sites oficiais, essas instituições aceitam a nota do Enem, mas exigem dos candidatos um certificado de conclusão do ensino médio e do IELTS, uma espécie de avaliação internacional de proficiência no inglês.
Portugal
O caso das universidades portuguesas é um pouco diferente das demais. Porém, é bem mais atrativo para estudantes brasileiros.
Atualmente, cerca de 50 universidades de lá aceitam a nota do Enem de estudantes brasileiros.
Além disso, as autoridades de educação do país têm um acordo fechado com o Ministério da Educação (MEC) e até um sistema conhecido como Enem Portugal, bem semelhante ao modelo brasileiro.
Vale destacar que, além das notas, as universidades portuguesas possuem outras regras de acesso que devem ser observadas com atenção pelos interessados.
Além disso, as instituições assinam um termo de adesão com validade de 5 anos para aceitar estudantes que fizeram o Enem.
Após esse período, podem renovar ou desistir da oferta, o que modifica constantemente a lista de universidades portuguesas acessíveis via Enem.
Canadá
O Canadá é mais um país bastante visado por estudantes e trabalhadores brasileiros que sonham em tentar a vida no exterior.
Felizmente para os estudantes, por lá também existem instituições de ensino que aceitam a média do Enem.
A Universidade de Toronto, uma das mais prestigiadas e bem localizadas do país, é a maior expoente dessa facilidade.
Porém, para aproveitar tal chance e, quem sabe, ir estudar no Canadá usando a nota do Enem, é necessário ficar atento aos prazos e pré-requisitos exigidos pela instituição.
Comentários estão fechados.