Você sabia? Um novo oceano está se formando na Terra
Pesquisadores e cientistas têm analisado movimentações da crosta terrestre e apontam mudanças significativas.
O mundo como o conhecemos caminha para uma grande mudança: o surgimento de um novo oceano na Terra. Isso, ao menos, é o que os cientistas estão analisando e apontam como acontecimento iminente.
Na prática, o que pode gerar o surgimento de um novo oceano são as placas tectônicas, que formam a crosta terrestre. Afinal, a movimentação natural do solo cria novas áreas, embora essa seja uma ação realizada de forma lenta.
De acordo com cientistas, essa movimentação só pode ser observada a partir de estudos específicos e, portanto, não são perceptíveis por qualquer pessoa.
Movimentação da crosta terrestre origina oceanos
Também é importante observar que os oceanos existentes são consequência dessa movimentação da Terra ao longo de milhões de anos. Antes, o mapa terrestre era diferente e, como se sabe, a África, por exemplo, já esteve ligada ao continente americano.
Contudo, com a ação das placas tectônicas gerando abalos sísmicos, novos cenários também foram se formando. Afinal de contas, o mundo está em constante transformação, e essas mudanças fazem parte da natureza.
Ao longo de milhares de anos, vulcões, montanhas e outras paisagens também surgiram por conta dessas movimentações. Com isso, foram construindo os novos cenários naturais na Terra como conhecemos hoje.
Outros exemplos são os cânions, também formados através dos tremores e da movimentação do solo, constatação essa que resultou de muito estudo por parte dos cientistas.
Como novos oceanos surgem
Um exemplo prático desse fenômeno é o surgimento do Mar Vermelho, que separa o Oriente Médio da África.
Há milhões de anos, tratava-se de uma única área, a qual foi se separando devido às movimentações das placas tectônicas. Isso é uma ilustração do que vai acontecer no futuro, com o surgimento de novos oceanos e mares.
Ainda de acordo com cientistas, as fortes movimentações sísmicas no Golfo do México separarão a Califórnia do continente.
Agora, o que também se prevê para o futuro é a formação de um novo oceano na África, entre Uganda e Zâmbia. No caso, são dois países que hoje não têm acesso ao mar.
No futuro, haverá esse acesso, mas apenas daqui a muitos anos. Afinal, como dito, esse é um processo lento e gradual, imperceptível no dia a dia.
Comentários estão fechados.