O que é slop? Conheça a nova ‘praga virtual’ da era da IA

Fenômeno tem chamado a atenção de especialistas em tecnologia.

Desde que a internet começou a se tornar acessível ao público geral, em meados da década de 1990, as redes começaram a ser poluídas com conteúdos invasivos.

E não é apenas a internet, outros meios de comunicação anteriores já passavam por esse problema.

Para exemplificar, basta lembrar do spam, conceito que denota conteúdos “chatos”, como e-mails automáticos que enchem as caixas de entrada, linhas de transmissão indesejadas, ligações de telemarketing, entre outros.

Outros exemplos de spam incluem mensagens de texto não solicitadas, publicidades intrusivas em sites e até mesmo comentários automatizados em blogs e redes sociais.

Nessa mesma linha de “lixo da internet” surgiu o chamado slop, um fenômeno ligado à popularização da inteligência artificial por meio dos mais diversos modelos de linguagens e chatbots, como o famoso ChatGPT.

A seguir, vamos explicar o que é o slop e por que ele pode ser até perigoso. Fique atento!


Está cada vez mais claro que o uso da IA precisa ser monitorado de perto – Imagem: reprodução

O que é slop, afinal?

O slop é um conceito relativamente novo que se refere ao conteúdo gerado por IA de baixa qualidade, descontextualizado, redundante ou até equivocado.

Este tipo de conteúdo, muitas vezes, é criado em abundância, com o objetivo de atrair cliques, visualizações ou interações, sem se preocupar com a qualidade ou a precisão das informações apresentadas. Exemplos práticos de slop incluem:

  • Artigos gerados automaticamente que enchem páginas de resultados de busca com informações superficiais;

  • Respostas de chatbots que não agregam valor;

  • Postagens automatizadas em redes sociais que apenas replicam informações já existentes.

Outro bom exemplo são artigos gerados por robôs que fogem totalmente da premissa original. Um desses textos pode se propor a falar de doramas, mas em seu corpo faz referência, de forma equivocada, a novelas mexicanas, por exemplo.

Apesar de estarem na mesma faixa de gênero, os dois tipos de produção resguardam diferenças que os impedem de ser considerados sinônimos.

Como você já deve imaginar, o slop pode ser prejudicial porque priva os leitores humanos de informações corretas, de qualidade.

Além disso, ofusca e até anula o trabalho sério de profissionais que trabalham com a escrita para a internet, como jornalistas e redatores.

Mais um desafio à frente

Os referidos profissionais realizam um trabalho sério de pesquisa que envolve esforço, dedicação e criatividade. Eles não merecem ter as suas produções substituídas por conteúdos inócuos e sem valor real.

Nesse sentido, medidas contra a disseminação dos slops são necessárias. Porém, é um trabalho árduo, haja vista que após tanto tempo o spam continua por aí perturbando.

De qualquer forma, é crucial que algo seja feito para garantir que a internet e outros meios telemáticos sejam espaços onde a informação de qualidade prevaleça e o trabalho sério e dedicado seja valorizado e reconhecido.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.