5 curiosidades que todo bom fã de dorama sabe de cor
Doramas são histórias cativantes feitas em alguns países do oriente, como na Coreia do Sul.
Com o sucesso avassalador dos doramas, marcas, empresas e serviços de streaming do mundo inteiro hoje sonham em poder trabalhar com os títulos mais famosos do gênero.
Contudo, não é qualquer “firma” que consegue lucrar com a audiência dos doramas. No caso dos streamings, a Netflix é o mais conhecido por fornecer diversos doramas em seu catálogo.
Mas, o que tornou os doramas tão famosos? Quais são os seus segredos e o que criadores de conteúdo podem aprender com esse formato?
A seguir, vamos expor cinco curiosidades interessantes que todo bom dorameiro já conhece, mas que agora vão chegar ao conhecimento de todos.
Doramas não nasceram primeiro na Coreia do Sul, ao contrário do que muitos acham – Imagem: reprodução
1. Não existem apenas doramas românticos
É bem verdade que o carro chefe do gênero dorama são as novelas românticas, com muito drama e uma história melancólica.
Entretanto, os doramas não estão restritos ao romantismo clássico. Na verdade, hoje em dia existem dramas sul-coreanos de todos os tipos, indo desde títulos de ficção científica até produções relacionadas a suspense e investigação policial.
2. Muitos doramas viram filmes
Outra curiosidade é que os títulos de maior sucesso viram filmes geralmente lançados no mercado asiático. Isso acontece porque lá os atores protagonistas dos doramas são verdadeiras estrelas, sendo conhecidos como “Idols”.
Se o sucesso dos doramas em formato de série é tão grande aqui no Brasil, pressupõe-se que os filmes também chamariam bastante atenção. Fica a dica, Netflix!
3. Alguns títulos são baseados em animes e mangás
Assim como os filmes de super-heróis da Marvel e da DC Comics, alguns doramas são baseados em animes e mangás, as Histórias em Quadrinhos (HQs) asiáticas.
Geralmente tais produções são mais famosas na Ásia justamente por terem histórias já conhecidas pelo público. Mas, claro, isso não impede o seu sucesso aqui no Brasil!
4. A palavra ‘dorama’ é uma adaptação de ‘drama’ em inglês
Como muitos já notaram, as palavras “dorama” e “drama” soam parecidas, e isso não é uma coincidência. Acontece que o vocábulo dorama é uma adaptação da forma que a palavra “drama” é pronunciada no inglês.
De acordo com os principais tradutores, a palavra drama é a mesma em português e em inglês. A diferença vai estar mesmo na pronúncia, que estimulou o surgimento de “dorama”.
5. Os doramas não surgiram na Coreia do Sul
Por fim, a última curiosidade é que os doramas não se originam na Coreia do Sul, como muitas pessoas pensam. Na verdade, sua origem é japonesa. Isso mesmo, os primeiros doramas apareceram no Japão.
A partir da Terra do Sol Nascente, produtoras de muitos outros países da Ásia aderiram ao modelo de programa e, hoje em dia, há “doramas” na China, na Índia e em vários outros países da região.
De toda forma, como podemos notar, o país que mais abraçou essa ideia foi a Coreia do Sul, que hoje é lar das maiores produtoras de dorama do mundo.
Comentários estão fechados.