10 melhores cidades para se viver no Brasil

Lista foi criada a partir do Global Cities Index 2024, um levantamento que investiga a qualidade de vida em cidades do mundo inteiro.

A edição 2024 do Global Cities Index foi divulgada e trouxe algumas representantes brasileiras na lista de melhores cidades para se viver no mundo. Segundo o ranking, são as 10 melhores cidades para morar no país.

O Global Cities Index leva em consideração indicadores como governança, respeito ao meio ambiente, economia e qualidade de vida para classificar os municípios. A partir desses indicadores, outros aspectos secundários são analisados.

Como consequência, frequentemente Nova York, Paris, Londres e Tóquio aparecem entre as melhores do mundo.

Na América Latina, a primeira colocada é Santiago, capital do Chile, que ficou na posição 119 dentre mil cidades, à frente de muitas representantes brasileiras.

A seguir, você confere uma lista com as 10 cidades do Brasil mais bem representadas no Global Cities Index e por que elas conquistaram sua posição no ranking.


10 melhores cidades do país para se morar – Imagem: reprodução

10 cidades brasileiras que são o destino ideal para quem deseja morar bem

O ranking a seguir vai da 10ª cidade brasileira mais bem colocada no Global Cities Index 2024 até aquela que apareceu primeiro no levantamento; confira!

10º Joinville (SC)

Joinville, ou “cidade das flores”, como seus residentes a chamam, ficou em 515º lugar no ranking global. Ela é conhecida por ser um polo industrial importante e ter altos índices de desenvolvimento humano.

A cidade “rivaliza” com Florianópolis, capital de Santa Catarina, pelo posto de mais importante do estado. Na verdade, Joinville é até maior que Floripa é a terceira maior da região Sul, atrás apenas de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

9º Fortaleza (CE)

Conhecida por suas belas praias e setor turístico aquecido, Fortaleza, capital do Ceará, ficou com a 496ª posição na classificação global.

Quinta cidade mais populosa do país, Fortaleza tem, atualmente, 2,6 milhões de habitantes. Sua grande população reflete a alta quantidade de pessoas que a cidade oferece, sobretudo no quesito empregos.

8º Belo Horizonte (MG)

Logo abaixo de Fortaleza em termos de população, a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, é a sexta cidade mais populosa do Brasil. BH é considerada a 460ª melhor do mundo onde viver.

Pensada para ser uma capital moderna e minimamente planejada, a cidade de fato conseguiu suprir algumas expectativas e hoje cuida muito bem de seus habitantes.

Por lá, as taxas de desemprego são baixas, os serviços públicos têm relativa qualidade e o modo de vida das pessoas é equilibrado.

7º Curitiba (PR)

A virtuosa capital do Paraná, Curitiba, é uma cidade modelo não apenas para o Brasil, mas a nível mundial. E não faltam motivos para ela estar na 458ª posição do Global Cities Index 2024.

Transporte público de qualidade, baixos níveis de violência e um clima para lá de agradável são algumas das virtudes de Curitiba. Esses e outros fatores elevam a qualidade de vida dos seus mais de 1,9 milhão de habitantes.

6º Porto Alegre (RS)

Apesar de estar passando por uma das maiores crises da sua história, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é uma das melhores cidades para se viver no Brasil; no mundo, ficou em 418º.

Com marcos culturais próprios, POA, como é chamada popularmente, é um símbolo nacional de cidade com a qual os seus moradores criam laços de identidade. Segundo muitos deles, viver em Porto Alegre é uma experiência contínua de satisfação.

Inclusive, toda a equipe do Escola Educação segue unida em pensamentos e emoções com os porto-alegrenses e gaúchos de forma geral neste momento tão difícil.

Mantenhamos firmes a esperança para dias melhores, isso é só uma questão de tempo. Força, guris e gurias!

5º Florianópolis (SC)

A já citada capital de Santa Catarina é mais uma das joias urbanas do Brasil. Ela está na 395ª posição, entre as melhores cidades para se viver em todo o planeta.

Esse lugar paradisíaco mistura de forma homogênea a modernidade, um combo turístico único e uma certa prosperidade econômica que faz surgir empregos e renda por todo seu território.

O clima ameno de Floripa fecha com chave de ouro o seu “combo de lugar bom para se viver”.

4º Campinas (SP)

Muitas vezes referida como a melhor “cidade de interior” do Brasil, a famosa Campinas, em São Paulo, é maior que muitas capitais brasileiras, com seus 1,1 milhão de habitantes. Em população, o município é o terceiro maior do estado de São Paulo, ficando atrás de Guarulhos e da capital.

Todo esse tamanho se reflete em muitas oportunidades de emprego e renda, bem como no fomento de um município moderno e bem ajustado para oferecer qualidade de vida aos seus moradores.

3º Rio de Janeiro (RJ)

Cidade símbolo do Brasil, o Rio de Janeiro foi a nossa capital até a fundação de Brasília. Mesmo com seus já conhecidos problemas relacionados à violência, o lugar continua sendo maravilhoso.

É difícil achar parâmetros de comparação com a ‘Cidade Maravilhosa’ em relação às suas belezas naturais e seus aspectos culturais. Por isso, é a terceira melhor cidade para se viver no Brasil e a 356ª do mundo.

2º Brasília (DF)

Brasília foi projetada para ser a capital do Brasil e estimular o povoamento da região Centro-Oeste.

Pode-se dizer que a BSB (como é carinhosamente chamada por seus moradores) foi bem-sucedida em sua missão.

Centro dos principais poderes do país, Brasília é considerada próspera economicamente e antro de uma grande empregabilidade.

A cidade também é considerada moderna e, mesmo após décadas da sua inauguração, segue sendo um modelo de município planejado. Globalmente, é a 309ª melhor cidade para se viver.

1º São Paulo (SP)

Em último na nossa lista, mas em primeiro lugar sob uma perspectiva nacional e em 294º no Global Cities Index 2024, está a maior cidade do Brasil, o centro econômico do país: São Paulo, a megalópole da América do Sul.

São Paulo tem de tudo, literalmente. Cultura diversificada, economia forte, muitos empregos e locais de moradia ideais para pessoas das mais diversas condições econômicas.

Os quesitos educação e indústria são outros destaques de Sampa dos quais é referência mundial.

Como não poderia deixar de ser, tudo isso aumenta a classificação desse modelo de “cidade grande”, que sempre foi — e continua sendo — uma das melhores opções de destino para brasileiros e estrangeiros que buscam um lugar para morar e melhorar de vida.

* Com informações do Correio Braziliense.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.