ChatGPT ‘engana’ professores ao responder prova se passando por alunos

Os educadores tentaram identificar quais questões haviam sido respondidas pela IA, mas falharam em quase todas.

Nos últimos anos, chatbots de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, têm se tornado uma ferramenta poderosa para diversos usos. Porém, tal tecnologia também tem levantado sérias preocupações no mundo acadêmico, dentre outras áreas.

Estudantes podem utilizar essas IAs para burlar sistemas de ensino, gerando respostas automatizadas que podem ser difíceis de distinguir das respostas humanas.

Pensando nisso, um grupo de pesquisadores da Universidade de Reading, na Inglaterra, realizou um estudo inovador para testar a capacidade de professores humanos em identificar respostas de provas geradas pela IA.

Os cientistas colocaram o ChatGPT para responder a 33 questões de uma prova online e, posteriormente, pediram a educadores que identificassem quais respostas foram geradas pela IA.

Para garantir a autenticidade do teste, os professores não foram informados previamente sobre o experimento.

O resultado foi surpreendente: em média, os educadores conseguiram identificar apenas uma resposta gerada pelo ChatGPT. O estudo foi publicado na revista científica online Plos One.


ChatGPT consegue enganar até mesmo os professores – Imagem: reprodução

As consequências do estudo

O desempenho do ChatGPT no teste foi notavelmente superior ao dos estudantes humanos, o que é preocupante por várias razões.

Educadores de todo o mundo têm expressado desconforto com o uso crescente da IA no contexto acadêmico, principalmente devido ao potencial para fraudes.

Conforme destacado anteriormente, a capacidade da IA de produzir respostas convincentes e corretas pode facilitar a desonestidade acadêmica.

No artigo publicado na Plos One, os pesquisadores alertam que, nos próximos anos, será cada vez mais desafiador detectar trabalhos e respostas gerados por inteligências artificiais.

Isso pode ter um grande impacto no setor educacional, que provavelmente terá de implementar novas regulamentações para lidar com tal questão.

Estratégias para lidar com o problema

Há uma percepção entre os especialistas em educação de que a avaliação de trabalhos acadêmicos e o próprio sistema de ensino precisarão passar por ajustes significativos à medida que a IA avança. Inclusive, provas realizadas online ou sem supervisão podem se tornar obsoletas em breve.

Além disso, há uma preocupação crescente com a dependência dos alunos em relação à inteligência artificial, o que pode afetar sua capacidade de desenvolver habilidades críticas e independentes.

O estudo da Universidade de Reading lança luz sobre a necessidade urgente de desenvolver estratégias eficazes para controlar e mitigar os riscos associados ao uso da IA na educação.

Resta saber quais medidas serão adotadas para enfrentar esses desafios e garantir a integridade do sistema educacional no mundo.

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