Cientistas fazem revelação bombástica sobre o núcleo da Terra
Dados foram divulgados em pesquisa realizada em universidade dos Estados Unidos.
O núcleo do planeta Terra começou a girar em sentido contrário, de acordo com pesquisa publicada na revista especializada Nature Geoscience. Mas, na prática, o que significa essa inversão do giro da Terra? Em que isso modifica a vida das pessoas e dos seres vivos em geral?
Para acalmar a população, os pesquisadores já se adiantam e afirmam que nada de ruim acontecerá para a humanidade nos próximos anos (não devido a esse fenômeno, pelo menos).
Até quando o giro da Terra será invertido?
De acordo com os pesquisadores, o núcleo terrestre vai girar no sentido contrário por cerca de 70 anos.
Os principais impactos disso serão a duração mais curta dos dias e o aumento do número de registros sísmicos em determinados lugares.
O levantamento aconteceu entre os anos de 1990 e 2020, quando inicialmente era tratado como uma possibilidade. Entretanto, a mudança no giro já deixou de ser uma especulação e se tornou algo oficial.
Inclusive, o professor reitor de Ciências da Terra, na Faculdade de Letras, Artes e Ciências de California Dornsife (USC Dornsife), John Vidale, confirmou que a Terra começou, primeiro, a desacelerar, até que seu núcleo iniciasse um giro ao contrário.
Constatou-se também que o núcleo da Terra desacelera de forma constante, mas, como não é possível acompanhar o local de perto, uma conclusão sobre a razão disso ainda está longe.
Não são conclusivos os motivos
Muitos cientistas apontam que as movimentações sismológicas no planeta interferem na velocidade e no sentido do giro do núcleo. Porém, outros afirmam que, por se ter ainda pouca informação sobre o assunto, não há como garantir essa teoria.
Inclusive, o campo magnético do planeta pode estar relacionado com a inversão do giro do núcleo, o que foi notado pela primeira vez em 1936, na Dinamarca.
Com o avanço da tecnologia e a possibilidade de estudos mais detalhados, nos próximos anos os cientistas devem encontrar novas respostas para esse fenômeno e saber até que ponto isso impacta o dia a dia.
Comentários estão fechados.