Nasa: por que a agência espacial parou de estudar os oceanos?
Agência espacial norte-americana sempre teve a exploração espacial como o principal foco dos seus trabalhos de pesquisa.
A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) é um órgão governamental, embora independente, focado no estudo do universo, além de desvendar mistérios da humanidade.
Durante um período, a instituição também se dedicou a pesquisar os oceanos, algo que hoje não faz com a mesma frequência.
Recentemente, muitos internautas vêm questionando a agência sobre o motivo dessa não exploração dos mares. Naturalmente, uma das respostas é o foco na busca por missões fora da Terra, mas há outros fatores importantes.
Por que a Nasa não explora os oceanos?
O motivo principal que impede a Nasa de se aprofundar nos estudos sobre os oceanos são as finanças. Trata-se de um trabalho muito custoso que demanda vários recursos do órgão norte-americano.
Assim, o grupo opta por concentrar forças em outras experiências também dispendiosas para descobrir respostas sobre a origem de tudo. Por exemplo, a agência pretende enviar o homem a Marte nos próximos anos e trabalha forte para isso.
Outra razão é que os oceanos já foram muito explorados ao longo da história e há outros grupos voltados para esse assunto.
As missões espaciais sempre foram o foco principal da agência, que ganhou muito investimento durante a Guerra Fria, quando Estados Unidos e União Soviética iniciaram uma corrida espacial, em que os dois lados tiveram seus triunfos.
O veículo Nereu, usado pela agência norte-americana para explorar os oceanos abaixo de 10 mil metros, afundou em 2014 e explodiu, interrompendo o trabalho de pesquisa. Isso também contribuiu para diminuir os trabalhos nesse ambiente.
Semelhança com outros planetas
Entretanto, a Nasa não abandonou totalmente os estudos sobre os oceanos, porque eles apresentam semelhanças com outros planetas, e isso é uma possibilidade de entender as outras superfícies.
Durante o período em que explorou os oceanos, a agência espacial norte-americana descobriu vulcões inativos, cordilheiras e montes nas profundezas.
Portanto, como é um trabalho caro e de difícil acesso para o homem, a Nasa opta por não focar tanto na exploração dos oceanos.
Ainda assim, colhe o máximo de informações possíveis sobre eles por considerar a existência de locais análogos em outros planetas.
Comentários estão fechados.