Medo do TCC? Conheça 5 cursos que não exigem esse trabalho
Conclusão de algumas formações acadêmicas é ser mais flexível do que outras. Você já conhece os cursos em que o TCC não é obrigatório?
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa final de muitos cursos de graduação e de pós-graduação no Brasil. Consiste em um trabalho acadêmico que visa consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, exigindo dos estudantes uma pesquisa aprofundada sobre um tema específico, geralmente escolhido por eles próprios.
Apesar de sua importância acadêmica, o TCC é motivo de grande preocupação para muitos alunos. O receio em relação à complexidade e ao volume de trabalho envolvido faz com que alguns estudantes até desistam de concluir a faculdade.
Para a felicidade daqueles que temem o TCC, existem alternativas. Alguns cursos acadêmicos dispensam essa exigência, proporcionando um alívio significativo para muitos estudantes. Saiba quais são!
Imagem: reprodução
Cursos acadêmicos nos quais o TCC é dispensado
Ao contrário do que muitos pensam, nem todos os cursos exigem a apresentação de um TCC na sua conclusão.
Primeiramente, os cursos de pós-graduação Lato Sensu, que não têm correlação direta com a graduação original do estudante, não exigem TCC. Uma resolução do Ministério da Educação (MEC) tornou opcional a entrega de TCC para esse tipo de especialização.
Além dos cursos de pós-graduação, há também alguns cursos de graduação conhecidos que dispensam esse temido trabalho. São eles:
-
Gestão em Recursos Humanos (bacharelado e tecnólogo)
-
Licenciaturas em História, Geografia e Letras
-
Logística (bacharelado e tecnólogo)
-
Psicologia
No entanto, é importante notar que, embora o TCC tradicional possa ser dispensado nesses cursos, outros tipos de trabalhos finais ainda são requeridos dos estudantes. Ou seja, algum esforço final é exigido de qualquer forma.
Alternativas ao TCC
Em muitos dos cursos citados anteriormente, a substituição do TCC por outros tipos de trabalhos finais fica a critério das instituições de ensino. Isso pode significar a realização de projetos práticos, relatórios de estágio ou outras formas de avaliação que não envolvem a produção de um trabalho extenso.
Por exemplo, em Gestão de Recursos Humanos, pode-se optar por um projeto de intervenção em uma empresa; em Logística, pela criação de um plano logístico completo; em Psicologia, por um relatório detalhado de práticas em clínicas ou instituições e assim sucessivamente.
Comentários estão fechados.