Nasa envia música a Vênus; mas que canção é essa?

A canção enviada foi escrita e cantada pela rapper norte-americana Missy Elliott.

Em uma empreitada inédita e, digamos, inovadora, a Nasa enviou no último dia 12 de julho uma música ao espaço. A canção foi endereçada mais especificamente ao planeta Vênus.

A iniciativa surgiu de uma parceria entre a agência espacial norte-americana e a rapper Missy Elliott, que compôs a música ‘The Rain (Supa Dupa Fly)’, enviada ao espaço.

Conforme informativos da Nasa, a canção tem uma letra bastante sugestiva com mensagens inspiradoras que falam sobre a exploração espacial e ciência.

Para enviar a música à Vênus, a Nasa utilizou as antenas do Deep Space Network (DSN), um sistema de transmissão e recepção de sinais via rádio do espaço sideral. O sistema é usado para monitorar missões espaciais.

Estima-se que ‘The Rain (Supa Dupa Fly)’ tenha chegado à Vênus em apenas 14 minutos, uma vez que percorreu os 254 milhões de quilômetros que separam a Terra do planeta na velocidade da luz.


Sob algumas perspectivas, Vênus pode ser visto no céu a olho nu – Imagem: reprodução

Por que Vênus?

Com superfície extremamente quente, Vênus é um dos nossos vizinhos cósmicos. Inclusive, ele está mais próximo à Terra que Marte, planeta que talvez seja visitado por humanos em breve.

De acordo com cientistas, a temperatura na superfície de Vênus é alta por causa da sua proximidade com o Sol.

A órbita do planeta é a segunda mais próxima ao astro, ficando atrás apenas de Mercúrio. A Terra tem a terceira órbita mais próxima.

A decisão de enviar a música à Vênus foi de Missy Elliott, que vê no astro um símbolo poderoso. Elliott se disse honrada em poder “sair do planeta” com sua música e agradeceu à Nasa pela oportunidade.

A música escrita por Missy Elliot foi o primeiro hip-hop a ser enviado para o espaço. Em 2008, “Across The Universe”, dos Beatles, se tornou a primeira canção a fazer essa viagem emblemática.

Assim como o anterior, este envio foi mais simbólico que qualquer outra coisa. Afinal, muito provavelmente não há ninguém em Vênus ou nas suas redondezas para escutar a música transmitida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.