Frutas que JAMAIS devem ser guardadas na geladeira

Alguns frutos estragam se ficarem em locais muito frios; mas, com estas dicas, você vai aproveitá-los melhor.

O calor chegou novamente em diversas regiões do país e, com isso, ingerir alimentos frescos e gelados se torna mais frequente, como é o caso das frutas. Afinal de contas, muitas delas nos ajudam a se hidratar nos dias mais quentes, como a melancia.

No entanto, guardar todas as frutas na geladeira para as degustar ‘geladinhas’, não é a melhor solução, segundo especialistas.

Em diversas situações, mesmo que esteja calor, o ideal é deixá-las em temperatura ambiente para não comprometer a qualidade do alimento.

Quais frutas não podem ir na geladeira?

Conheça as frutas que devemos conservar apenas fora da geladeira; confira

Algumas frutas devem ficar fora da geladeira – Imagem: Pixabay

Há algumas frutas porosas que não devem ir à geladeira, por possuírem aqueles ‘pelinhos’ na casca, como o pêssego. Sempre devemos deixá-las em temperatura ambiente, evitando a exposição direta com o sol.

O abacate também não precisa ficar na geladeira, pois ele amadurece mais rápido quando está no refrigerador e, por consequência, estraga antes do esperado.

A mesma situação vale para o abacaxi, uma fruta com casca mais dura e que pode ficar vários dias fora do refrigerador. Ainda assim, é sempre ideal monitorar e evitar que ele apodreça se ficar muito tempo sem comer.

Outras frutas como o melão, a goiaba, maracujá, kiwi e mamão também não devem ser conservadas na geladeira. Caso contrário, elas vão perder seu sabor característico e estragar antes do tempo previsto.

Por fim, o tomate, considerado um fruto, deve seguir fora da geladeira, mesmo que seja uma tradição de muitos mantê-lo dentro dela.

Quais frutas devo guardar na geladeira?

Por outro lado, há frutas que devemos sempre colocar na geladeira, uma delas é o morango que, se ficar fora, vai murchar e se degradar rapidamente. Isso também vale para a laranja, uva, lichia, figo e frutas vermelhas em geral.

Se tiver esse cuidado, terá a vida útil das frutas prolongadas e possibilitará o consumo por mais tempo.

Para evitar o desperdício, vale uma dica: compre apenas o necessário para consumir dentro de um determinado período.

As frutas são alimentos altamente perecíveis e a compra em excesso ocasiona a perda de parte do produto. Então, apenas pegue o necessário no hortifruti ou supermercado para o consumo em casa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.