Tênis da Nike no século 16? Pintura antiga deixa internautas chocados
Quadro de pintor italiano do período renascentista tem detalhe curioso.
A Nike é uma das principais marcas de tênis do mundo e, nos dias contemporâneos, faz muito sucesso especialmente entre os jovens.
E uma imagem supostamente relacionada à marca tem intrigado internautas e viralizado nas redes sociais, justamente por verem o tradicional símbolo da empresa em uma pintura com mais de 400 anos.
Coincidência? Inspiração em tempos passados? O assunto ganhou os debates nas redes sociais e a curiosidade sobre a história da Nike se tornou inevitável.
‘Swoosh’ da Nike parece atualizado
A semelhança entre o logotipo da Nike e a pintura acontece em relação ao calçado, que se assemelha ao modelo Air Max 270.
A obra em questão é ‘O Jovem Cavalheiro’, de Giovanni Batista Moroni.
Calçado de ‘O Jovem Cavalheiro’, de Giovanni Batista Moroni, parece ter logotipo da Nike – Imagem: reprodução
No quadro, o personagem aparece com um traje típico do século 16. Contudo, nos pés, estava com um sapato que, inicialmente, se assemelha ao tênis moderno e surpreende pelo símbolo parecido.
O que dizem os especialistas?
De acordo com historiadores, isso não passa de uma coincidência. Os sapatos usados na pintura são as pantofolas, muito tradicionais na Itália naquele período, mas na pintura ficaram parecidas com o moderno tênis da Nike.
Naquela oportunidade, as ruas eram sujas, a maioria sem calçamento, e os sapatos precisavam de reforço. Então, a pantofola era reforçada nas laterais com couro e tinha sola grossa, necessária para os estilos de pavimentos da época.
O logotipo da Nike aparentemente presente na pintura também é uma coincidência. Isso pode ser uma ilusão de ótica por conta da sombra ou da luz ambiente do local pintado.
Fã de streetwear?
Mesmo sendo apenas uma coincidência, isso não impediu os internautas de fazer diversas brincadeiras com a situação. Inclusive, teve gente nas redes sociais afirmando que o personagem do quadro fez uma viagem ao futuro.
Outros ainda disseram que o cavalheiro era um fã de ‘streetwear’, um estilo casual de se vestir que ganhou espaço durante a década de 1990, ou seja, muito depois da obra produzida pelo pintor italiano.
Enfim, o ‘Jovem Cavalheiro’, um dos muitos quadros renascentistas existentes, ganhou fama repentina nas redes sociais, tudo por conta dessa marquinha ao lado do sapato, que se assemelha ao famoso logotipo da Nike.
Comentários estão fechados.