‘Mensagem na garrafa’ mais antiga do mundo é encontrada nos EUA

Estima-se que o documento date de 1876.

Pode até parecer fantasioso à primeira vista, mas, no passado, as pessoas de fato colocavam mensagens escritas dentro de garrafas e as lançavam no mar com a esperança de que o destinatário as encontrasse.

Não se sabe ao certo quando e onde esse costume teve início. Porém, fato é que as tais “mensagens na garrafa” ou “cartas na garrafa” se tornaram muito populares e hoje estão presentes em enredos de filmes e séries românticas.

Devido ao seu peso, tais garrafas, geralmente de vidro, afundam e desaparecem sob o leito oceânico. Contudo, vez ou outra alguém encontra uma garrafa com uma carta dentro perdida na areia de alguma praia por aí.

Em mais um desses raros episódios, a mais antiga dessas mensagens parece ter sido descoberta por um residente de Nova Jersey, nos Estados Unidos, que a achou enquanto caminhava despretensiosamente por uma das praias da cidade.


Mensagens em garrafas eram comuns muito antigamente – Imagem: reprodução

O que diz a carta?

De acordo com o IFLScience, a primeira informação constatada pelo homem que descobriu a garrafa foi a inscrição “Barr & Brother Philadelphia”, presente no corpo do objeto. Esse seria o principal fabricante de garrafas de vidro na virada do século 19 para o 20.

Ao abrir o objeto, o cidadão encontrou papéis com um conteúdo surpreendente, incluindo pistas sobre os autores da carta e a possível data em que a garrafa foi lançada ao mar.

Está escrito: “Iate Netuno em Atlantic City NJ agosto 6-76”, além de informações no que parece ser um cartão de visitas em nome de “W.G. & J. Klemm”.

Com essas informações em mãos, pesquisadores começaram a investigar o que aquilo queria dizer.

Posteriormente, constatou-se que a mensagem fazia referência a um iate chamado Neptune que funcionou no final do século 19, enquanto o “agosto 6-76” poderia ser traduzido como “6 de agosto de 1876”, a possível data de envio da carta na garrafa.

Quanto à inscrição “W.G. & J. Klemm”, está relacionada a uma empresa de dois irmãos que eram sócios também na virada do século 19. Foram encontrados registros oficiais do empreendimento e dos sócios.

A garrafa encontrada em Nova Jersey – Imagem: TikTok/reprodução

Com base nessas descobertas, a conclusão parece clara: alguém dentro do iate Neptune decidiu escrever algo em nome ou lembrança da empresa dirigida pelos irmãos W.G. & J. Klemm, colocando isso em uma garrafa e lançando-a ao mar.

Além disso, o fato de possivelmente ter sido lançada em 6 de agosto de 1876 torna esta a mensagem de garrafa mais antiga já registrada. Inclusive, tal recorde já está sendo analisado pelo Guinness Book.

No entanto, ninguém faz ideia de quem pode ter lançado o item ao mar. O que se sabe, por outro lado, é que o iate Neptune circulava transportando passageiros pela região e era comandado por um capitão chamado Samuel Gale.

Se foi o próprio capitão ou um de seus passageiros que jogou a garrafa no mar, nem mesmo o tempo poderá dizer.

* Com informações do IFLScience.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.