'Noite dos OVNIs': áudios liberados pelo governo geram espanto
Relatos foram divulgados pelo Arquivo Nacional, após quase 40 anos em sigilo; foram 21 luzes piscando no céu em diversas regiões.
A noite de 19 de maio de 1986 ficou conhecida como a ‘Noite dos OVNIs’ no Brasil e gerou uma grande repercussão nos meios de comunicação, principalmente, entre os ufólogos (especialistas no tema).
Embora o assunto fosse amplamente tratado, somente agora os áudios dos pilotos de avião daquele momento foram divulgados.
Na oportunidade, os radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) identificaram 21 pontos luminosos no céu de São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo. Então, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou cinco de seus jatos para tentar alcançar os OVNIs.
Apesar do epicentro ter sido em São José dos Campos, os radares de Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro também detectaram esses objetos não identificados.
Mesmo com todo o esforço, os caças não conseguiram alcançar os pontos luminosos e a origem das luzes até hoje é um grande mistério.
Áudios dos pilotos sobre OVNIs mostram espanto
O Arquivo Nacional revelou os áudios feitos entre pilotos e controladores de voo naquela oportunidade. Esse conteúdo mostra o espanto e a surpresa por algo que eles nunca viram antes.
“Tem um passando baixo, cara! Está bonito. Estou arrepiado, meu irmão”, disse um dos controladores de voos que viram os objetos.
Inclusive, um desses funcionários perguntou a um dos pilotos se este também estava vendo. Após receber resposta afirmativa, o controlador disse que era bom que outras pessoas também vissem. Assim, haveria mais credibilidade nos relatos.
Na ocasião, o coronel Ozires Silva, fundador e então presidente da Embraer, foi um dos que avistaram os OVNIs.
Ele pilotava um bimotor Xingu e voltava de Brasília para São José dos Campos, quando também tentou, sem sucesso, alcançar os objetos não identificados.
Entrevista com foco nos pontos luminosos
No dia seguinte após o ocorrido, Ozires Silva assumiu o cargo de presidente da Petrobras, outra estatal, em um evento com a imprensa.
Porém, na entrevista coletiva, os jornalistas não fizeram nenhuma pergunta sobre o novo cargo do coronel. Na verdade, ele teve de responder apenas questões ligadas aos OVNIs, algo que marcou a vida dele.
Após esse evento, nunca mais se registrou algo parecido e o assunto segue envolto de um grande mistério.
Mesmo com os áudios liberados pelo governo, não é possível saber o que eram as luzes. Para os ufólogos, não há dúvidas: eram seres de outro planeta.
Comentários estão fechados.