Como ser feliz em 4 passos práticos, de acordo com especialista

Estratégia consiste em gira em torno de tratar as emoções como elas devem ser abordadas.

A felicidade é um conceito complexo e abstrato, moldável de acordo com a realidade e as experiências de cada pessoa. Aquilo que traz alegria a um, pode não ter o mesmo efeito em outro.

Contudo, especialistas, principalmente aqueles que estudam o funcionamento do cérebro, têm identificado padrões e estratégias que ajudam a alcançar uma verdadeira e duradoura felicidade.

Abaixo, vamos explorar um “tutorial” para a felicidade, baseado nas orientações da especialista em felicidade Stephanie Harrison. Sua abordagem se concentra no gerenciamento das emoções, um fator crucial para alcançar o bem-estar.

É possível alcançar a felicidade plena com este passo a passo

Já é consenso entre os estudiosos que a sensação de felicidade está intimamente ligada às emoções positivas, enquanto a tristeza frequentemente acompanha as emoções negativas.

A percepção que temos da realidade e os sentimentos que carregamos moldam nosso entendimento sobre a vida. Isso pode ser comparado a enxergar o mundo através de um vidro, em que diferentes películas aplicadas mudam a cor do que vemos.

Quando não prestamos atenção às emoções que surgem, somos simplesmente levados por elas, o que pode nos deixar tristes sem uma razão aparente.


Felicidade pode ser alcançada por meio de uma gestão emocional eficaz – Imagem: reprodução

Baseando-se nisso, Stephanie Harrison desenvolveu um passo a passo para ajudar as pessoas a gerenciarem melhor suas emoções, mantendo a mente sã e feliz.

1. Preste atenção ao que está sentindo e dê um nome a isso

Identificar as emoções é o primeiro passo para gerenciá-las. Quando você sente tristeza, raiva, alegria ou ansiedade, pare e reconheça o que está experimentando.

Por exemplo, se sentir um aperto no peito e um nó na garganta, nomeie isso como “tristeza” ou “ansiedade”. Ao dar nome ao sentimento, você começa a ter controle sobre ele, em vez de ser dominado.

2. Acolha o sentimento, não tente fugir

É natural querer fugir de emoções desagradáveis, mas ignorar ou reprimir tais sentimentos pode aumentar a intensidade deles. Por outro lado, acolher o afeto significa permitir-se senti-la completamente.

Se você está triste, reconheça a tristeza e aceite que ela faz parte da sua experiência naquele momento. Por exemplo, em vez de se distrair com redes sociais, permita-se sentir o que está sentindo.

3. Reflita sobre seus sentimentos a fim de encontrar a origem deles

Entender a origem de uma emoção é fundamental para lidar com ela. Nesse processo, ao sentir alguma delas, pergunte-se por que está sentindo isso. Será que algo específico desencadeou tal emoção?

Por exemplo, se está ansioso, pode ser porque tem um compromisso importante se aproximando. Ao identificar a causa, é possível abordar o problema de forma mais racional.

4. Decida o que vai fazer com essa emoção

Por fim, depois de identificar e refletir sobre a emoção, escolha como agir. Decida se é algo que você pode resolver sozinho ou se precisa de ajuda.

Em muitos casos, simplesmente seguir em frente, sem se deixar moldar pelo sentimento negativo, é suficiente.

Por exemplo, se você está com raiva, pode optar por conversar com a pessoa envolvida ou decidir deixar o sentimento ir embora.

Esse processo trará o seu escopo emocional para o seu controle, o que significa conseguir literalmente controlar como se sente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.