Que segredos guarda o depósito de objetos do Titanic?

Vamos fazer uma breve viagem a esse lugar que é uma verdadeira cápsula do tempo.

O Titanic, famoso transatlântico britânico, afundou em sua viagem inaugural em 15 de abril de 1912, após colidir com um iceberg no Atlântico Norte.

O desastre resultou na morte de mais de 1.500 pessoas e se tornou um dos naufrágios mais trágicos da história.

A história do Titanic, que é profundamente conhecida em todo o mundo, ganhou mais notoriedade com o filme de 1997, dirigido por James Cameron, que imortalizou a tragédia e os momentos finais do navio.

Desde o naufrágio, os destroços do navio têm atraído a atenção de exploradores, historiadores e até de criminosos. Com o tempo, o local do naufrágio se tornou um dos mais cobiçados pontos de exploração submarina.

Infelizmente, tal obsessão por ver de perto os restos do Titanic resultou em uma tragédia recente, quando um veículo de exploração subaquática colapsou no fundo do mar, ceifando a vida de cinco empresários que estavam a bordo, em busca de uma experiência única, mas que se revelou mortal.


O lendário Titanic – Imagem: reprodução

Por tudo que representa, a exploração do Titanic sempre foi envolta em mistério e fascínio, especialmente pelos itens que o navio levava em sua viagem.

Inclusive, a RMS Titanic Inc., uma empresa com sede nos Estados Unidos, é a única entidade autorizada a resgatar objetos dos destroços.

Desde 1994, por decisão da justiça norte-americana, ela detém a exclusividade para recuperar e preservar os itens encontrados.

Em Atlanta, na Geórgia, a empresa mantém um depósito secreto, cuja localização exata é desconhecida do público por motivos de segurança.

Recentemente, uma equipe da BBC teve acesso exclusivo a esse depósito, sendo guiada por Tomasina Ray, a diretora de coleções da RMS Titanic Inc.

Durante a visita, foi possível vislumbrar alguns dos 5.500 itens já resgatados do fundo do mar, que são impressionantes e carregam histórias emocionantes.

O que existe no depósito da RMS Titanic Inc.?

O local em Atlanta guarda uma coleção de objetos que conta a história dos passageiros do Titanic de forma vívida e única.

Um dos itens mais comoventes é uma bolsa de couro de jacaré pertencente a Marian Meanwell, uma mulher de 63 anos que estava viajando para os Estados Unidos para morar com sua filha.

A bolsa, resgatada do fundo do mar, ainda continha documentos e pertences pessoais de Marian, incluindo papéis necessários para sua fixação de residência no novo país.

Tragicamente, Marian foi realocada no Titanic após o cancelamento de seu navio original, o Majestic, vindo a falecer no naufrágio.

Bolsa da passageira Marian Meanwell acima, e seu documento abaixo – Imagem: BBC/reprodução

Outro item fascinante é um conjunto de frascos de perfume que pertencia a Adolphe Saalfeld, um vendedor que viajava na segunda classe.

Saalfeld sobreviveu ao naufrágio, mas seus perfumes foram recuperados apenas depois de sua morte.

O mais surpreendente é que os frascos ainda mantêm o aroma, preservado durante todos esses anos no fundo do mar.

De acordo com membros da equipe da BBC, é possível sentir o cheiro adocicado e forte dos perfumes mesmo sem que os frascos sejam abertos.

Frascos de perfume de Adolphe Saalfeld – Imagem: BBC/reprodução

O depósito também contém muitas panelas, pratos luxuosos e garrafas de champanhe ainda lacradas, todos encontrados próximos ao local de ruptura do navio, aérea perto das cozinhas e depósitos de mantimentos.

Esses itens, entre outros, revelam detalhes da vida a bordo do Titanic e do fatídico dia em que ele afundou.

A RMS Titanic Inc. continua realizando expedições à área do naufrágio, e novas descobertas emocionantes podem ser feitas no futuro.

A história do Titanic, com todos os seus dramas e tragédias, segue viva através dos itens recuperados e preservados pela empresa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.