Brasileiro de 6 anos surpreende com QI maior que 99% da população mundial

Garoto que mora no litoral de São Paulo já até entrou para uma sociedade de pessoas superinteligentes.

O Quociente de Inteligência (QI), é um marcador que, como seu nome já delata, mede as capacidades cognitivas de um indivíduo e basicamente expressa o quanto ele é inteligente de forma teórica.

Para alguém ser considerado com um QI alto, deve ter uma pontuação acima de 100 pontos. Para se ter uma ideia, gênios como Albert Einstein e Nikola Tesla tinham QIs entre 130 e 160 pontos.

E, assim como todos os países do mundo, o Brasil abriga muitos indivíduos com QI alto “escondidos” por aí. Um bom exemplo é o do garotinho Bento, de apenas seis anos.

Surge mais uma grande mente brasileira


Bento, garoto superdotado de apenas 6 anos – Imagem: Arquivo Pessoal – Helen Medeiros/reprodução

Bento Medeiros Versuti nasceu em Peruíbe, litoral de São Paulo, em 9 de junho de 2018. De acordo com a mãe do garoto, Helen, ele já demonstrava alto potencial desde os primeiros meses de vida.

Em entrevista ao jornal A Tribuna, Helen Medeiros, que é psicóloga, contou algumas das experiências que teve com o pequeno Bento quando ele era mais jovem.

Em um desses relatos, ela detalha que notou o nível de percepção elevado do menino quando ele ainda tinha apenas 10 meses de vida.

“Ele estava brincando comigo com um caminhão de bolinhas coloridas, e eu falei ‘pega a bolinha azul para a mamãe’, e quando eu fui pegar, ele pegou a bolinha azul na minha frente”, disse ela.

Como psicóloga, a mãe notou que seu filho de fato apresentava alguns traços “fora da curva”. Por isso, começou a registrar algumas atitudes e estimular mais o garoto, que já sabia todo o alfabeto quando completou um ano de idade.

A constatação

Depois de muitas boas surpresas com Bento, Helen decidiu levá-lo para uma avaliação neuropsicológica para aferir as capacidades mentais do garoto.

Como previsto, ele foi confirmado como sendo superdotado, uma nomenclatura dada a crianças mais inteligentes que o normal para a idade.

Mais recentemente, quando completou seis anos, Bento foi novamente submetido a uma análise. Ele está ainda mais inteligente que antes, superando, em números absolutos, 99% da população mundial em termos de capacidade cognitiva.

Em outras palavras, a inteligência de Bento é equiparável à de apenas 1% das pessoas vivas atualmente.

Com isso, o menino foi convidado para se juntar à Mensa, uma sociedade privada internacional que reúne pessoas com QI acima da média.

O menino tem de receber tratamento especial na escola, estudando matérias de séries à frente da sua.

Segundo Helen, o filho tem hiperfoco em matérias como geografia, música, matemática e astronomia, além de gostar de alguns idiomas.

A mãe comenta ainda que a superdotação de Bento aumenta mais o senso de responsabilidade e cuidado com ele, que deve ser tratado da melhor forma possível.

“Meu marido e eu somos muito engajados e procuramos nos informar constantemente em entender os direitos dele, além de desmistificar a visão de senso comum que permeia a superdotação. É uma condição atípica, então tem seus desafios”, disse ela.

*Com informações do jornal A Tribuna.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.