Impossível pronunciar? Esta cidade tem o nome mais longo do mundo
Placa com o nome do lugar é o principal ponto turístico da cidade, mas o título precisa ser abreviado em mapas e placas indicativas na estrada.
Quando falamos sobre a nomeação de cidades, logo percebemos que essa é uma arte que mistura tradição, geografia e até um toque de imaginação.
Algumas cidades recebem nomes em homenagem a figuras históricas, como São Paulo, ou em referência à natureza ao seu redor, como o Rio de Janeiro.
Outras, no entanto, ganham nomes que parecem ter sido escolhidos em uma reunião bem animada, onde alguém disse: “Por que não colocamos todas as palavras que conseguimos pensar?”.
Em meio a tudo isso, aqui no Brasil, estamos acostumados com cidades de nomes curtos e diretos, como Icó, Itu e Jaú, que transmitem simplicidade.
Agora, imagine um município cujo nome leva mais tempo para ser dito do que o necessário para descrever o cenário inteiro. Pois bem, há um lugar no mundo onde isso é uma realidade.
Vista aérea de Llanfair, cidade com o nome mais longo do mundo – Imagem: Wikimedia Commons/reprodução
Llanfairpwllgw (…) o quê?!
No País de Gales, há uma cidade com um nome tão extenso que parece até brincadeira de mau gosto feita por alguém em algum momento da Idade Média.
O título do lugar é uma tradução de “Igreja de Santa Maria no vale da avelaneira branca próximo a um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha” para o galês. O resultado? “Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch”.
Não, isso não veio de uma criança apertando teclas aleatórias no WhatsApp, mas é o nome real da cidade, ele tem, nada mais, nada menos, que 58 letras.
Para a nossa sorte, e para a sanidade de quem mora lá, os habitantes costumam abreviar o título para “Llanfair”.
Essa pequena cidade, localizada na ilha de Anglesey, no País de Gales, conta com cerca de 3.100 moradores.
Além do nome impressionante, Llanfair também abriga alguns locais históricos, como a Igreja de São Tisílio, que está diretamente envolvida no nome quilométrico do local.
No entanto, a grande atração turística é uma placa que exibe o nome completo da cidade, onde turistas do mundo todo se reúnem para tirar fotos e tentar pronunciar o nome corretamente.
Placa com o nome da cidade – Imagem: Wikimedia Commons/reprodução
Até o time de futebol local carrega com orgulho o nome gigante: “Clwb Pêl Droed Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch Footbal Club”. Prático, não? Vamos abrasileirá-lo para “Llanfairzão”.
Apesar de estar em uma ilha, Llanfair está a apenas 431 km de Londres, com fácil acesso pela ponte Britannia, que atravessa o Estreito de Menai, ligando Anglesey ao continente.
Uma cidade com um nome assim já vale a visita, nem que seja só para dizer que você sobreviveu ao pronunciá-lo.
Comentários estão fechados.