Você não vai ACREDITAR que estas 5 leis existem – a última é surreal!
Algumas leis ao redor do mundo surpreendem.
As leis existem para regulamentar e organizar as sociedades, além de garantir os direitos mínimos das pessoas e o bem-estar geral.
Em muitos casos, elas ajudam a organizar um grande grupo de pessoas e evitar que abusos e arbitrariedades aconteçam.
Entretanto, ao longo da história, também surgiram leis excêntricas e até bizarras, que destoam da realidade e geram muita curiosidade.
5 leis peculiares que você precisa conhecer
1. É proibido subir em árvores no Canadá
Uma dessas leis excêntricas e incomuns está no Canadá, mais especificamente na cidade de Oshawa. Por lá, a legislação passou a valer em 2008 e se refere a todas as árvores da cidade.
A prefeitura proibiu qualquer tipo de intervenção nas árvores e até mesmo a escalada. Segundo a lei, a ideia é proteger o meio ambiente.
2. Lei restringe nomes próprios na Dinamarca
Outra legislação considerada excêntrica está na Dinamarca, ela cria burocracias na hora de se escolher o nome próprio dos filhos, tanto meninas quanto meninos.
No caso, existe uma lista de nomes que são permitidos para o registro no país escandinavo.
Caso os responsáveis queiram escolher nomes diferentes da lista, precisam entrar com um pedido especial. De acordo com a legislação, o motivo é evitar termos considerados vexatórios para os filhos.
3. Chicletes são proibidos em Singapura
Se você gosta de mascar chiclete, não vá para Singapura. Desde 1995, há uma lei que proíbe as gomas de mascar no país asiático. A legislação é uma forma de manter as ruas limpas e evitar tais itens grudando no chão.
Entretanto, em 2004, o governo aprovou nova lei que permite os chicletes, mas apenas para fins terapêuticos e sob prescrição médica. Ainda assim, segue proibido jogar as gomas no chão.
4. Não é permitido interromper casamentos na Austrália
Outra lei curiosa, desta vez na Austrália, proíbe a interrupção de cerimônias religiosas desde 1953, isso vale inclusive para casamentos.
Tal legislação está em vigor apenas no estado de South Australia e prevê multa de US$ 10 mil (cerca de R$ 55 mil) e prisão de até dois anos.
5. Hipnose é proibida por lei no Brasil
Em 1961, o então presidente Jânio Quadros criou uma lei que proibia a hipnose em ambientes públicos, sob a alegação de que colocaria em perigo as pessoas, porque seriam enganadas em algumas situações. Na época, isso só foi permitido para fins científicos.
Porém, em 1991, 30 anos depois, durante o governo de Fernando Collor de Mello, a lei de Jânio Quadros foi revogada, e a hipnose voltou a ser permitida em qualquer situação.
Comentários estão fechados.