'Lambeijos': o que realmente está por trás desse comportamento canino?
Há quem goste e quem não goste desse carinho, mas fato é que se trata de algo instintivo de todo cão.
Os “lambeijos” são uma demonstração de carinho muito peculiar dos cães, em que eles lambem o rosto, as mãos ou outras partes do corpo de seus tutores.
Esse comportamento é comum em momentos de interação afetiva, como quando você chega em casa depois de um dia fora, durante brincadeiras ou até em momentos de relaxamento, quando o cão se aproxima para mostrar afeto.
Contudo, a prática não é apreciada por todos. Enquanto algumas pessoas adoram esse gesto, vendo nele uma prova de amor incondicional, outras podem se sentir desconfortáveis.
É importante ressaltar que, por motivos de saúde, é aconselhável evitar que os cães lambam áreas como boca, olhos, nariz e rosto em geral, especialmente de crianças, idosos e pessoas imunossuprimidas.
A boca dos cães abriga bactérias que, embora inofensivas para eles, podem causar infecções e outros problemas de saúde em humanos.
Para controlar tal comportamento, é possível educar ou adestrar o cão, ensinando-o a limitar as lambidas a momentos e locais apropriados.
Com paciência e consistência, é possível reduzir a frequência dos “lambeijos” e direcionar o carinho do cão de forma mais adequada.
Ainda que esse sinal seja amplamente reconhecido apenas como um sinal de afeto, há mais coisas a se entender sobre esse assunto. É justamente sobre isso que vamos falar a seguir.
Cães gostam de demonstrar carinho por seus tutores – Imagem: reprodução
O “lambeijo” na visão científica
De acordo com o especialista em comportamento canino Ricardo Valdívia, os “lambeijos” servem para diversas demonstrações, que são caracterizadas pelo tipo de carinho.
Primeira e principalmente, é uma demonstração de afeto dos cães, como já foi citado. Quando você cuida bem do seu cachorro, ele desenvolve afeto por você e demonstra isso com os “lambeijos”. Para ele, quem fornece comida, água e abrigo é um “salvador”.
Além disso, o “lambeijo” pode ser uma forma de conforto. As cadelas lambem seus filhotes logo após o nascimento e quando estão assustados ou com frio.
Da mesma forma, seu cão pode tentar confortá-lo com um “lambeijo” se perceber que você está triste.
Por fim, o “lambeijo” também pode ser um sinal de respeito, embora nesse caso se manifeste mais como um encostar de focinho do que as lambidas frenéticas.
Inclusive, para entender o que seu cão está comunicando, observe o ritmo do “lambeijo”: rápido e frenético indica afeto, enquanto mais calmo sugere respeito ou conforto.
Comentários estão fechados.