Videogame faz bem à saúde mental, mas com moderação

Estudo realizado no Japão mostra resultados positivos, mas cuidados são necessários.

O videogame costuma ser contestado por muita gente, porém, ele pode ser útil e um importante aliado para a saúde mental, se a pessoa jogar de forma equilibrada.

Afinal de contas, trata-se de um momento de lazer e distração, ainda mais em tempos de tanto estresse.

Um estudo feito no Japão, com cerca de 100 mil cidadãos entre 10 e 69 anos, mostra que jogar videogame faz bem para a saúde mental, desde que se tenha um limite de tempo, sem exageros.

Videogame ajuda a reduzir estresse

Saiba até que ponto o videogame pode ser um aliado à saúde mental

Socialização durante os jogos de videogame traz benefícios à saúde – Imagem: Freepik

A pesquisa aponta que jogar videogame ajuda a combater o estresse e alimenta a criatividade. Contudo, existe a preocupação sobre o potencial de vício do videogame.

No momento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem uma lista na qual aponta que o transtorno do jogo é uma condição de saúde mental que causa o retraimento social. Isso também não pode ser ignorado.

O levantamento da OMS foi feito entre os anos de 2020 e 2022, no auge da pandemia da Covid-19. Naquele momento, com as pessoas confinadas em casa, o videogame foi um dos aliados para distrair e passar o tempo.

No período pandêmico, a procura por videogames cresceu no Japão e as empresas precisaram criar loterias para sortear quem teria prioridade na compra. Neste caso, os ganhadores apresentaram menores níveis de estresse e angústia durante o período.

Tempo de jogo determina satisfação

Na pesquisa feita no Japão, outro dado considerado importante foi sobre o tempo em que as pessoas ficam na frente do videogame. Para os que ficam até três horas por dia, o nível de satisfação e concentração foi alto.

Mas, quando mais tempo era dedicado aos consoles, não se tinha o mesmo efeito positivo. Portanto, o excesso de jogo se mostrou prejudicial.

Algumas dicas são importantes para se manter saudável enquanto joga videogame e uma delas é, exatamente, a limitação do tempo. Assim, essa distração não vai interferir no sono e em outras atividades.

Abrir mão de uma determinada refeição para continuar jogando videogame também é um indício de vício nos games.

Em relação a crianças e adolescentes, os pais devem checar se aquele determinado jogo é saudável e indicado para a idade dos filhos. Caso contrário, pode trazer problemas. Tal disciplina é uma aliada para que o prazer de jogar não seja prejudicado pelo excesso.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.