IA na medicina veterinária ajuda com diagnósticos precisos

Veterinários estão utilizando essa tecnologia para obter diagnósticos rápidos e exatos, elevando o padrão no atendimento aos pets.

A inteligência artificial (IA) tem ganhado espaço em diversas áreas, incluindo soluções tecnológicas para o cuidado dos pets.

Um exemplo dessa tecnologia é o inovador X Caliber da empresa sul-coreana SK Telecom (SKT). Lançado na segunda metade de 2022, na Coreia do Sul, o X Caliber é um serviço web hospedado na nuvem, que utiliza IA para analisar resultados de exames de raio-X de cães e gatos.

Os resultados podem ser acessados pelos veterinários em poucos segundos, diretamente dos seus smartphones ou computadores.

A empresa SKT faz parte do conglomerado da SK Hynix, que lançou os primeiros semicondutores de banda larga com capacidade de acelerar o processamento de dados e permitir executar as tarefas complexas de IA generativa.

Acelerando os diagnósticos com a IA

Tradicionalmente, o diagnóstico de condições complexas em animais exigia tempo, conhecimento especializado e, muitas vezes, a análise minuciosa de exames como raios-x. O X Caliber muda completamente esse cenário.

A rapidez é um fator determinante em situações em que o tempo pode ser crucial para a saúde do animal. Com a implementação de sistemas de IA, o atendimento aos pets se torna mais rápido, preciso e acessível.

A IA simplifica processos antes complexos, como a medição manual de órgãos internos, tornando a prática veterinária mais ágil e eficiente.

Tal tecnologia ajuda os veterinários a tomarem decisões rápidas e baseadas em dados, garantindo que os pets recebam o melhor tratamento possível em menos tempo.

No início, a plataforma funcionava apenas para cães e era capaz de entregar resultados em até 30 segundos, apresentando taxas de detecção de 84% para 10 tipos de anomalias torácicas e 86% para 7 anomalias musculoesqueléticas.

O sistema também mostrou uma precisão de 97% na medição da Escala Vertebral Cardíaca, usada para medir o tamanho do coração dos animais e detectar doenças como a cardiomegalia.

Desde o seu lançamento, a empresa vem buscando expandir o escopo de aplicação da tecnologia e a velocidade da entrega dos resultados.

Em novembro de 2023, a plataforma passou a ser também capaz de diagnosticar gatos (5 anomalias no tórax e 7 anomalias abdominais). Em cães, agora é possível diagnosticar até 16 distúrbios abdominais.

As taxas de detecção do X Caliber são de 84% para 10 tipos de anomalias torácicas e 86% para 7 anomalias musculoesqueléticas – Imagem: SK Telecom/Reprodução

Uma solução global

Não é surpreendente que a utilização da IA na saúde comece com os animais na Coreia do Sul, onde cada vez mais pessoas têm pets em vez de crianças.

A tutoria de animais de estimação duplicou na última década no país asiático, com uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo.

A indústria de cuidados com os bichos faturou 6 bilhões de dólares em 2022 (31 bilhões de reais na cotação da época), um aumento de quatro vezes em cinco anos.

O governo pretende duplicar esse valor até 2027 e oferece benefícios fiscais e incentivos para apoiar empresas de alimentação animal e serviços veterinários.

No decorrer de dois anos, a SK Telecom já expandiu o alcance do X Caliber para mercados internacionais, incluindo Estados Unidos, Canadá, Austrália, Europa e vários países do Sudeste Asiático.

Em regiões como a Indonésia, onde há uma escassez de profissionais qualificados em radiologia veterinária, o X Caliber provou ser uma ferramenta indispensável.

Veterinários, como Kristanya Oen, destacam que a IA compensa a falta de mão de obra especializada, oferecendo diagnósticos precisos e em tempo real.

Mais do que raios-x

A IA já está indo além dos diagnósticos por imagens. Na Coreia do Sul, empresas estão desenvolvendo novas aplicações para essa tecnologia, como “coleiras inteligentes” que monitoram a frequência cardíaca e “banheiros inteligentes” para detecção precoce de doenças urinárias.

A tendência é que tais ferramentas não só melhorem a qualidade dos cuidados oferecidos aos pets, mas também facilitem a vida dos tutores, permitindo um acompanhamento contínuo e remoto da saúde dos animais.

*Com informações de SK Telecom e AFP – Seul.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.