Se você comprou um PC ou notebook novo, faça estas 8 coisas antes de usar
Essas configurações podem — e vão — fazer toda a diferença no seu dia a dia.
Hoje, os computadores estão presentes em praticamente todos os aspectos do nosso cotidiano, facilitando o trabalho, estudo, comunicação e até entretenimento, de modo que, sem eles, o estilo de vida contemporâneo simplesmente não seria possível.
Por isso, todos os dias milhares de pessoas estão adquirindo novos PCs, seja para se aprimorar no trabalho, estudar com mais eficiência ou somente para se divertir.
No entanto, ao contrário do que muitos podem imaginar, um computador novo não está pronto para o uso imediato. Antes de começar a usá-lo, é necessário realizar algumas configurações essenciais para garantir a segurança, desempenho e personalização adequados.
Pensando em ajudar você que comprou ou vai comprar um PC novo em breve, listamos os oito passos que devem ser seguidos antes de começar a utilizar seu novo computador ou notebook.
Sem as configurações corretas, o seu novo PC pode não funcionar corretamente – Imagem: reprodução
Prepare seu PC novo para o uso
1. Atualize o sistema operacional e os drivers
Manter o sistema operacional e os drivers atualizados é crucial para garantir a segurança e a estabilidade do PC. Isso corrige falhas e vulnerabilidades que podem ser exploradas por malwares. No Windows, vá em:
-
‘Configurações’;
-
‘Atualização e Segurança’;
-
‘Windows Update’;
-
Verifique se há atualizações pendentes, clicando em ‘Verificar atualizações’ e deixe o sistema baixar e instalar tudo o que for necessário.
2. Instale um antivírus
Embora o Windows já venha com o Windows Defender, muitas pessoas preferem instalar um antivírus de terceiros. Isso pode oferecer camadas extras de proteção contra ameaças mais específicas, como ransomware.
Se optar por um antivírus, escolha um de confiança e instale-o antes de começar a navegar na internet ou baixar arquivos. De qualquer forma, não dá para ficar sem um bom antivírus instalado!
3. Ative um serviço de backup
Fazer backups regulares dos seus arquivos pode evitar a perda de dados importantes em caso de falhas no sistema ou ataques cibernéticos.
Ferramentas como o OneDrive ou Google Drive conseguem automatizar esse processo e garantir a segurança dos seus documentos.
4. Desinstale bloatwares
Muitos computadores novos vêm com programas pré-instalados que você provavelmente nunca vai usar, os chamados bloatwares.
Tais softwares podem ocupar espaço no disco e consumir recursos desnecessários. Para desinstalá-los, vá em:
-
‘Painel de Controle’;
-
‘Programas e Recursos’;
-
Desinstale tudo o que for irrelevante.
5. Crie pontos de restauração
Os pontos de restauração permitem que você volte a uma versão anterior do sistema em caso de problemas. Para configurar isso, vá em:
-
‘Configurações’;
-
‘Sistema’;
-
‘Proteção do Sistema’;
-
Ative a função.
É interessante criar um ponto de restauração após realizar grandes atualizações ou antes de instalar novos programas.
6. Personalize seu PC
Personalizar seu computador vai além da estética. Ao ajustar o plano de energia, a barra de tarefas e os atalhos de teclado, você otimiza seu uso diário.
No Windows, você pode personalizar a aparência indo em: ‘Configurações’ e ‘Personalização’.
7. Instale os programas que utilizará
Verifique se o seu PC já possui os aplicativos essenciais, como navegadores, pacotes de produtividade (ex: Microsoft Office), editores de imagem e vídeo, entre outros. Se faltar algo, baixe da fonte oficial e instale.
8. Configure as medidas de segurança
Proteja seu computador criando senhas fortes, ativando o reconhecimento facial ou digital (se o dispositivo suportar) e, se disponível, ativando a criptografia de disco. Isso garante que seus dados estejam protegidos.
*Com informações de Olhar Digital.
Comentários estão fechados.